5 Bons Motivos Para Você Começar A Ser Produtivo Agora!

Existem motivos para ser produtivo e muitas vezes não percebemos isso.

Hoje eu tenho a honra de receber aqui no blog a presença do meu amigo Anderson Almeida, fundador da Empresa Carpediando.

Já temos um tempo que trocamos figurinhas sobre o assunto e agora abri o espaço para que ele pudesse dar uma palavrinha para vocês a respeito de produtividade.

Anderson, é com você!

5 Bons Motivos Para Você Começar A Ser Produtivo Agora!

ser produtivo

Olá, tudo bem? Meu nome é Anderson Almeida, e hoje estou escrevendo esse artigo para meu colega Fábio Lopes.

Vamos falar de produtividade? Se você não está entendendo nada, ou não me conhece direito, assista aqui a palestra que eu e o Fábio fizemos no começo deste ano (2016).

Hoje, neste artigo você vai ver:

  • Porque é importante definir UM objetivo;
  • Porque sair da zona de conforto;
  • Porque aderir a certas rotinas;
  • Porque ser cientifico é bom para você;
  • Sim, você pode ser produtivo, por que não?

Por isso continue lendo e entenda melhor…

Mas antes de começar deixe-me explicar a você como era o meu contexto, antes de começar a estudar produtividade e aplicar alguns conceitos dessa área de conhecimento na minha vida.

Quando eu completei 18 anos tinha terminado o ensino médio, e não sabia o que iria fazer. Assim como muitos jovens atualmente, por essa razão fui ”meio que obrigado” a prestar um concurso público para ter um emprego estável e bem tranquilo para poder me dedicar aos meus estudos. Na mesma época eu comecei a cursar a faculdade de Desenvolvimento de Sistemas Para Internet. Até ai tudo bem, como um jovem normal. Porém essa vida pacata e pouco selvagem, e com uma perspectiva de futuro chato e tedioso começaram a afetar minha parte mais complicada, as emoções. Eu comecei a ter problemas para dormir, não está nunca satisfeito, e depois de trabalhar 8 horas, viajar 2 horas de ônibus de casa até a faculdade, passar 4 horas estudando e dedicando meus finais de semana entre minha namorada e os trabalhos da faculdade, percebi que o mais importante não é manter as aparência ou pagar as contas simplesmente. O mais importante é fazer cada dia valer a pena, e ter uma vida que realmente tenha emoção, vida e até boas histórias para contar.

Bom, chega de história por enquanto e vamos ao primeiro motivo.

Sem Um objetivo você perde o foco completamente!

ser-produtivo-objetivo

Você já deve ter ouvido e até lido diversas vezes a citação da Alice no País das Maravilhas, onde ela pergunta ao sábio gato sobre qual caminho tomar, que logo lhe responde com outra pergunta: Onde você deseja ir? E ela responde: Não sei!. E para completar o sábio gato responde: Então qualquer caminho serve!

Nesse instante você precisa parar e pensar onde deseja chegar, qual o seu objetivo Aqui e Agora, provavelmente você deseja ser mais produtivo. Por isso está lendo, mas com qual propósito?

Como você pode perceber no começo da minha história eu disse: “não sabia o que iria fazer”.

E foi por esse motivo que eu fiz muitas escolhas erradas durante essa época. Apesar do grande potencial que eu sempre cultivei na adolescência a vida adulta me fez perder o foco totalmente.

Definir um foco na sua vida é mais do que escolher o que vai te trazer mais retorno, seja em qual sentido for, FOCO é aprender a escolher o que não quer.

O meu namoro não era do jeito que eu desejava, a faculdade tão pouco e o emprego nem se fala.

Tudo o que eu fiz durante esse período de 3 anos e poucos meses, parece infrutífero apesar das diversas experiências que eu tive, e o motivo é simples. O stress que essa rotina me causou acaba nublando o que eu tive de bom.

Bom, aprenda a tirar tudo o que você não deseja da sua vida, tenha uma vida mais leve. E eu sei que isso parece conversa fiada, ou papo de guru.

Mas o que prejudica muito nosso crescimento é o excesso de carga, e isso se aplica muito bem para as finanças. Pois pessoas normalmente compram passivos e acreditam estar comprando ativos.

Deixe-me explicar, os passivos são bens que você tem uma despesas para manter, como a casa onde você mora ou o carro que você possui. E os ativos são bens que geram lucro, como casa que você aluga, títulos do governo, ações da bolsa, participação de empresas.

Em outra perspectiva saber o que quer vai te ajudar a se livrar do que não precisa nessa caminhada, e vai te ajudar a ser mais flexível a ponto de chegar ao estado quase líquido.

Se por algum motivo acontecer algo trágico com você, e acabar não tendo dinheiro nem para comprar um pão para comer, sua casa não ajudará muito, pois para torná-la dinheiro novamente leva tempo.

Procure ter o que é necessário, assim pode consumir melhor e ter uma vida mais produtiva realmente, não perdendo tempo com futilidades. E não, você não precisa se desfazer da sua casa ou carro, só repense qual o seu objetivo agora e leve com você o necessário.

No meu caso, se me permite compartilhar: é chegar aos 30 anos com uma quantidade de ativos que possam me dar tranquilidade para viver dia a dia do jeito que eu bem entender, não ficando sem trabalhar, mas trabalhando somente com o que eu gosto.

A água molda-se ao meio, mas pode quebrar pedras!

ser-produtivo-sem-forma

A motivação é realmente muito importante para nossa produtividade, porem continuar praticando todos os dias os nossos limites isso sim vai nos fazer crescer e sermos mais pró-ativos.

Assim como nossa razão matemática, nosso vocabulário, e até a nossa paciência, a produtividade é uma habilidade. Podemos aprender a ser produtivos, e assim ter melhores resultados na vida.

Sair da zona de conforto também é um chavão dos publicitários, mas faz todo sentido lógico e também físico.

Quando tendemos a fazer somente o que é prazeroso para nossa vida acabamos atrofiando em algum sentido.

Você já se perguntou por que empresas de luxo, classe A não anunciam na televisão? Já viu algum comercial da Ferrari na televisão?

Bem, o motivo é bem simples. Pessoas que consomem conteúdo da televisão normalmente não compram esses objetos. Seja por não acreditarem ser possível, seja por medo da culpa de gastar tanto em algo como isso, ou simplesmente não têm o dinheiro mesmo.

O que precisamos repensar é como nossa segurança pode acabar frustrando nossos sonhos de ter uma vida que realmente vale a pena. Uma vida com emoção, e com boas histórias.

Quando eu decidi deixar a faculdade, terminar meu namoro e sair do meu emprego concursado e simplesmente incendiei minha segurança.

A faculdade me permitiria ter um diploma de ensino superior e um emprego um pouco melhor, o emprego concursado me garantia os recursos financeiros e a tranquilidade, e o namoro me dava segurança de não ficar sozinho ou isolado.

Tudo isso são ilusões que carregamos com nós para nos sentirmos mais seguros, mas na verdade essa segurança falsa é que nos bloqueia diante de uma vida realmente fantástica que só fica na imaginação.

Acho que já ficou claro, a zona de conforto é sua inimiga e você precisa combatê-la diariamente, pois seu cérebro foi programado pela evolução para poupar energia, não deixe ele te empurrar para a cama quente e confortável em um dia livre, como domingo de manhã, só por que está frio. 🙂

Se você não atingiu o seu objetivo o descanso é só uma desculpa para procrastinar. Corre, e levanta da cama, e faz o que tem que fazer.

Assim como a água pode ser apenas um liquido, ela também pode ser responsável por quebrar pedras, pois apesar da sua composição liquida ela é “física”, sua ação é que vai fazer você progredir, e não sua boa intenção.

Para entender melhor essa comparação assista ao vídeo desse mestre:

Apesar da complexidade seu cérebro pode ser programado!

Existem inúmeras desculpas para você não querer ser programado, mas você mesmo se programar é algo muito bom.

Para as atividades mais práticas do dia a dia, como acordar, tomar banho, escovar os dentes, lavar roupas, ou até mesmo responder seus e-mails.

Crie pequenas rotinas para tornar essas atividades mais eficientes e mais eficazes. Para que você possa se dedicar a outras atividades com mais calma.

O primeiro passo prático para começar esse processo é ler o livro “O poder do Hábito”, eu li e recomendo muito. Inclusive menciono durante minhas consultorias e palestras, pois acho muito bom mesmo.

Depois de ler esse livro e entender o conceito por trás dele, apenas aplique. Comece identificando quais os gatilhos que te impulsionam a determinadas atividades prejudiciais e mude para algo bom.

Caso tenha rotinas bem programas no seu dia a dia você não vai virar um robô, um não humano que executa sem pensar no automático. Só será mais produtivo realmente.

Um exemplo simples que na minha vida foi o hábito de gritar, e falar alto quando não estou sendo compreendido. Isso começou quando eu trabalhava como funcionário público.

Quando tínhamos reuniões e eu precisava explicar algo meu temperamento e minha voz se alterava muito. E o gatilho era o ambiente barulhento, aqui no Brasil isso é muito comum, as pessoas vencem não pelos argumentos, mas pelo grito.

Assim que eu pedi exoneração e comecei a trabalhar a partir da minha casa e atendendo somente os clientes que eu selecionava tudo ficou mais claro. Pois, minha necessidade de gritar desapareceu.

Eu não precisava mais gritar para fazer as pessoas entenderem o que eu estava falando, comecei a não falar nada até que eu pudesse falar normalmente sem me estressar.

Esse poder de modificar os hábitos na sua vida pode ao longo do tempo ter um efeito muito bom para seu humor, seu comportamento e também nos seus resultados práticos. Faz muita diferença, quando repetido diversas vezes.

Hoje por exemplo logo pela manhã eu resolvo todas as questões por e-mail e depois só vejo no dia seguinte, a menos que tenha algo importante no dia. Fora isso, eu não perco tempo checando minha caixa de entrada, e isso me dá tempo para focar em outra coisa.

O universo é matemático, você também deveria ser!

ser-produtivo-matematica

A ciência é a linguagem do universo, ou pelo menos nós usamos a matemática para entender o mundo.

Diferente da escola a matemática não precisa ser chata ou sem sentido para você. Ela pode ser uma grande aliada.

Comece a cronometrar suas atividades, e use isso como uma competição, para melhorar seus resultados.

Concordo que algumas coisas na vida, como um almoço em família, um momento a dois, ou brincar com os filhos não pode ter tempo contado. Mas quando estamos trabalhando sim.

Procure ser matemático na sua vida, isso vai garantir que você tenha uma noção real de que está evoluindo. Todos os meses você está crescendo apesar da sua conta bancária não crescer no mesmo ritmo. 🙂

O mais importante de ter indicadores é poder ver historicamente o passado e perceber sua própria evolução.

Hoje eu tenho uma série de indicadores que não estão relacionados a dinheiro e isso me ajuda a ver minha própria evolução, como por exemplo, quantos vídeos eu produzi para meu canal no Youtube, quantos livros eu li, qual o tamanho da minha audiência atual, etc…

Profissionalmente isso é muito bom, posso ter uma noção de como minha marca e minha história está crescendo e se multiplicando. Você pode fazer o mesmo!

Quantas horas realmente você passa trabalhando? Ou sendo produtivo?

ser-produtivo-rotina

O lugar que menos se trabalha é no escritório, pois paramos para falar mal dos outros, conversamos sobre a novela, ou paramos para ir ao banheiro e beber água, ou um cafezinho.

Tudo isso é desculpa para não fazer o aquilo que não gostamos. E por isso o primeiro motivo é encontrar o foco na sua vida. Viver a vida que você não deseja é o mesmo que morrer todos os dias, pouco a pouco.

Se o seu objetivo assim como eu e Fábio é mudar completamente sua realidade para algo mais vivo e emocionante visite nosso Clube, nosso professor Marcus Lucas ensina muita coisa interessante que aprendeu em vários lugares do mundo.

Eu recomendo muito que você acesse e veja como automatizar suas atividades na internet e quem sabe ganhar renda online pode te libertar de uma vida mofada e muitas vezes chata. O dinheiro sempre é desculpa quando não temos coragem para viver.

Inclusive esse pensamento mais matemático veio do Clube, uma das aulas é só sobre a importância das métricas e tudo mais, se ainda não visitou Clique AQUI.

A vida é aquilo que você faz dela, o resto é conversa!

ser-produtivo-vida-feliz

Eu passei mais de 2.000 palavras mostrando a você motivos bons para você ser produtivo e tomar coragem na sua vida e começar a ter a vida dos seus sonhos, caso ainda não esteja vivendo ela.

Para completar, quero compartilhar com você o meu atual contexto, para que você possa ver a mudança que eu tive depois que comecei a ser produtivo.

Hoje eu não tenho mais a falta de foco na minha vida, até mesmo o meu ócio é produtivo, uso meu tempo vago para ouvir musicas que gosto, passar o tempo conversando com pessoas que eu amo e admiro e o meu trabalho não é fixo ou cheio de regras. O meu grande objetivo até os 30 anos é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor, mas é claro que eu tenho um foco bem mais definido do que isso. Eu ajudo as pessoas aprendendo coisas novas, sintetizando tudo e misturando com outras coisas que eu já sei e explicando de forma humana. Atualmente eu realizo palestras presenciais e online, escrevo artigos para blogs, faça vídeos para Youtube, consultorias presenciais e também via Skype, e tenho tempo para tudo, até para as minhas maluquices de jovem, como tirar uma tarde toda no meio da semana para ir até um lago próximo de casa nadar, e tomar sol. Escolho tudo com ordem de prioridade, o principal é ser feliz e compartilhar essa felicidade, o restante não é importante. Tenho muito orgulho de olhar para esse quase um ano e meio de liberdade e ver pessoas diversas mudando suas vidas a partir do meu trabalho, como uma sacoleira que hoje vive de renda passiva, ou a dona de uma rede de supermercados que compartilhou o seu sucesso de 28 anos na internet.

Bem espero que você tenha captado a mensagem central desse artigo, você não tem só 5 bons motivos para você começar a ser produtivo. Agora, você merece ser mais produtivo e ter a vida que deseja.

Não estou dizendo que será fácil, mas é possível, e quanto mais praticar mais forte diante dos imprevistos você será.

Muito obrigado por ler até aqui e é sempre um prazer compartilhar um pouco de experiência com pessoas interessadas, e o meu agradecimento especial ao Fábio Lopes, por abrir esse espaço para eu cumprir minha missão.

Só para resumir e ficar mais claro:

Hoje nós vimos muita coisa interessante nesse artigo, e bons motivos para ser mais produtivo começando agora mesmo.

  • Porque é importante definir UM objetivo;
  • Porque sair da zona de conforto;
  • Porque aderir a certas rotinas;
  • Porque ser cientifico é bom para você;
  • Sim, você pode ser produtivo, por que não?

Calma, ainda não acabou continue lendo…

Para quem quiser entrar em contato aqui abaixo estão minhas redes sociais:
Site: www.empresacarpediando.com.br
Canal do Youtube: http://youtube.com/carpediando
Fã Page do Facebook: http://facebook.com/empresacarpediando
E-mail: [email protected]
Skype: empresa.carpediando

E finalizando…

Quero deixar aqui a minha sincera gratidão ao Anderson Almeida pela disponibilidade em escrever o artigo.

Quer ajudar o blog a crescer e trazer novos conteúdos? Comente abaixo dizendo o que achou do artigo e compartilhe nas redes sociais.

E se você tem um conteúdo bacana para compartilhar e quiser escrever, entre nesta página e envie uma mensagem demonstrando seu interesse.

Um forte abraço e muito sucesso a você!