Requisitos Para Empreendedorismo na Internet

Praticar o empreendedorismo na Internet pode ser algo que dá trabalho, mas dá muita satisfação em fazer – eu penso dessa forma. E neste artigo vou abordar alguns dos requisitos para que seja possível realizar esse tipo de atividade. Algumas são mais evidentes, outras nem tanto.

empreendedorismo-na-internet

Requisitos Para Empreendedorismo na Internet

Mentalidade Empreendedora

Antes de qualquer coisa, tenha uma mente aberta para aprender coisas novas. Se quiser ter sucesso, pense como alguém que quer ter sucesso.

Não adianta nada você fazer alguma coisa pensando “vou experimentar para ver se funciona”. Dessa forma, os resultados não serão satisfatórios. Então, o primeiro passo é ter uma mentalidade empreendedora.

Aqui no blog eu disponibilizo para download dois e-books gratuitamente que tratam desse assunto, bastando para isso preencher o formulário à direita com seu nome e o seu e-mail, confirmar e recebê-los.

Computador e Conexão

Parece óbvio, mas não é. Não precisa ser um computador de última geração, basta um que funcione e que suporte as ferramentas que serão listadas logo abaixo, sendo que várias delas já encontram instaladas quando se adquire a máquina.

A conexão com a Internet também é importante, de preferência que seja banda larga, de modo a transmitir arquivos mais pesados em uma velocidade maior.

Uma das melhores formas de passar conteúdos a outras pessoas é através de vídeos e, para tal, uma conexão com banda larga é a mais indicada. E, claro, um computador bem equipado que suporte isso.

Criação de Sites

O seu ponto de encontro na Internet vai ser o seu site ou blog. E para construí-lo não é um bicho de sete cabeças, basta ter boa vontade, saber um pouco de como construir sites e por a mão na massa.

Mais importante do que a criação do site, antes de colocá-lo no ar, é preciso estar atento sobre o assunto que vai tratar. Seja o mais específico possível e dê preferências para algum assunto que traga retorno, caso trate de um negócio via internet.

Depois de escolhido o assunto, é hora de registrar um domínio, que nada mais é do que o nome do site e que termina com uma extensão, sendo as mais usadas no Brasil .com.br, .com e .net. Eu não recomendo domínios gratuitos, pois podem ser suspensos a qualquer momento – eu falo isso porque já passei por essa experiência, sei que já perdi muito por causa disso.

Feito isso é hora de escolher a hospedagem, pois é nesse servidor que estará o seu site ou blog. Escolha um que tenha suporte 24 horas por dia, ofereça MySQL e HTML5 e o maior espaço em disco e tráfego possíveis. Se lhe oferecerem hospedagem gratuita, não aceite, pois a conta pode ser suspensa.

Eu utilizo e recomendo a Hostgator, onde é possível contratar hospedagem e registrar o domínio ao mesmo tempo, além de possuírem um ótimo programa de afiliados.

Conhecimentos de Webmarketing

Esse ponto é, a meu ver, o principal deles, e pode render vários e vários artigos, ou até mesmo um curso, sendo que o considero como a essência de como trabalhar pela Internet.

Aplicando-se as técnicas corretas de Internet marketing (ou webmarketing) os resultados serão satisfatórios. Para ter mais conhecimentos nessa área, clique aqui (link afiliado) e aprenda também a criar e colocar seu site no ar, além de outros conceitos que são muito importantes para essas atividades.

Técnicas de Divulgação

Não adianta nada se você fizer um site muito bom se o mesmo não receber visitas. É o mesmo que você abrir um restaurante onde ninguém chega para almoçar.

Mais importante do que a quantidade de visitas é a qualidade das mesmas. Já vi muita gente ensinando técnicas que não funcionam e que não recomendo, pois até trazem um alto número de visitantes aos sites, mas não são pessoas interessadas no conteúdo.

Para que o site receba visitas de qualidade, existem várias formas de divulgação, eu indico:

  • Comentários em blogs do mesmo nicho
  • Participação em fóruns e grupos de discussão
  • Assinatura em e-mail
  • Redes sociais: Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn, etc.
  • Sites de resposta
  • Links patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads, etc.)
  • Participação em blogs como convidado

O próximo ponto é uma ferramenta das mais poderosas, é uma das melhores técnicas de divulgação, porém eu a deixei em um tópico específico.

email_marketing

E-mail marketing

Empreendedorismo na Internet sem essa ferramenta é o mesmo que nada. A interação com os usuários se dá, principalmente, via e-mail, que é uma forma eficiente.

Atenção: há muitas propostas duvidosas por aí dizendo ser e-mail marketing que, nada mais são, do que o spam, uma prática que deve ser evitada por qualquer profissional. São vendidas listas com não sei quantos milhares (às vezes até milhões) de e-mails, porém isso não gera resultados, pois as mensagens enviadas serão sem o consentimento.

Para fazer um e-mail marketing eficiente, é preciso ter uma página ou formulário de captura com pelo menos o campo de e-mail e um botão para inscrição. É interessante oferecer para quem inscreve um material, como um e-book ou um curso gratuito, por exemplo. Sem, contudo, esquecer da qualidade!

Existem serviços de e-mail marketing gratuitos, mas não são recomendados porque são limitados, seja em número de cadastros, seja em número de mensagens enviadas. Sem contar o fato que, se houver problema com sua conta, todos os contatos vão para o espaço.

Alguns serviços recomendados são o E-goi, AWeber, Traffic Wave, Get Response e Mail Chimp. O AWeber é o mais utilizado entre os empreendedores digitais, mas nada impede de usar outras plataformas, inclusive que não citei. Eu utilizo o E-goi (link afiliado), que além de estar em língua portuguesa é gratuito para até 500 contatos.

Com a prática, o uso dessa ferramenta fica mais fácil, independente do idioma adotado.

Ferramentas

ferramentas-empreendedorismo

A Internet é um meio multimídia e por isso são explorados os sentidos da visão e da audição. Para um melhor trabalho, com mais produtividade, recomenda-se ter algumas das seguintes ferramentas citadas abaixo. Não coloquei nenhuma relacionada com sistema operacional Mac OS, pois até hoje não tive contato com máquinas que rodam, entretanto, algumas das citadas abaixo podem funcionar.

Editor de texto

O Microsoft Word já vem instalado nos computadores que rodam com Windows e talvez seja o mais conhecido de todos. Para quem gosta de uma ferramenta gratuita, recomendo o Libre Office, que roda em vários sistemas operacionais e ainda tem a facilidade de exportar o trabalho em PDF sem ter que instalar programa para imprimir.

Se quiser fazer um rascunho, pode-se optar pelo Bloco de Notas ou o Note Pad ++, são úteis para fazer alguns rascunhos e até mesmo para criar a estrutura do site.

Criador de PDF

Provavelmente você irá produzir um e-book e o formato PDF é o mais conhecido de todos, além de rodar em diversas plataformas.

Há diversos programas que você pode instalar, ao terminar um arquivo de texto basta clicar em imprimir e selecionar o programa desejado. Pode ser que tenha instalado o PDF Creator junto com o Office, caso não
tenha basta procurar por um outro programa muito bom chamado Primo PDF. Ah, e se não quiser clicar em “imprimir”, o Libre Office faz isso. 😉

Editor de Imagens

O PhotoShop é possivelmente o mais conhecido de todos e o que tem mais recursos. Se você o utiliza, tem um ponto a mais e pode trabalhar com webdesign, design gráfico, prestar serviços online, dentre outras.
Entretando, há outras ferramentas que são bem práticas.

Com um pouco de criatividade, dá pra usar o Paint, o MS Power Point e o Libre Office Impress (programa semelhante ao Power Point) para editar imagens e ter ótimos resultados.

Há sites que possuem editores de foto online, é o caso do Pixlr e também do Banner Fans, ótmo não só para criar banners como também para inserir textos em imagens.

Editor de vídeos

Para que o empreendedorismo na Internet seja mais efetivo faz-se necessário o uso de programas de edição de vídeo. Eu tenho um pouco de experiência com dois editores de vídeo: Camtasia e Windows Move Maker.

O primeiro é um programa famoso principalmente por fazer captura de telas, o que é ótimo para vídeos tutoriais. É um programa pago, mas cheio de recursos que são muito bacanas.

O segundo já vem instalado com o Windows e permite principalmente cortar algumas cenas, colocar legendas e exportar no formato desejado.

Mapa Mental

É péssimo para a produtividade sair escrevendo qualquer coisa, então o ideal é que se tenham estruturadas as ideias. Isso porque o cérebro trabalha mais facilmente com ideias “espalhadas” horizontalmente, ao invés de fazer do modo tradicional – como escrevemos em caderno, por exemplo.

E nada melhor para isso do que o uso do mapa mental, onde você colocará as ideias ou tópicos principais para escrever um artigo, um curso gratuito ou até mesmo o roteiro de um vídeo. Feito isso, as ideias fluirão melhor. Faça o teste e comprove!

Eu uso o Xmind, que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. Existem opções de outros mapas mentais também, que funcionam de forma semelhante e um excelente em língua portuguesa é o Mind Meister.

Aprender

Acabou por aqui? Não, é apenas o começo!

O empreendedorismo na Internet, assim como fora dela, requer que estejamos abertos a aprender novas técnicas e novos conceitos, para que possamos expandir os horizontes e estar sempre atualizados.

Depois deste artigo, que foi até um tanto extenso, é hora de começar a colocar a mão na massa, fazendo um planejamento. Já abordei sobre esse tema em um artigo, mas vamos falar mais dele em breve.

Grande abraço e sucesso sempre!

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com seus amigos!

 

  • Fantástico o artigo Fábio…

    Todos esses tópicos são importantes, mas eu queria dar atenção ao primeiro deles MENTALIDADE EMPREENDEDORA.

    Se você mesmo não acredita em você quem vai acreditar? Pensar dessa maneira é entrar no campo de batalha derrotado, mas se o sua mentalidade é a de acreditar que é possível já é 80% do seu esforço.

    Belo Artigo… Forte Abraço!

    • Concordo com você, Filipe. Não há como fazer uma caminhada de mil quilômetros sem dar o primeiro passo e, no caso do empreendedorismo, o início é a mentalidade.

      Muito obrigado por sua participação. Grande abraço e sucesso sempre!

  • Parabéns pelo artigo!

    É um ótimo guia pra quem está começando e pra quem já começou!

    • Muito obrigado por seu comentário, Everton! Espero que esse artigo ajude quem deseja trabalhar pela Internet.

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Olá Fábio Lopes tudo bem?
    Realmente este seu artigo é incrível, é praticamente um manual completo sobre empreendedorismo digital, dá até pra criar um ebook com estas dicas. rsrs

    Quem deseja ganhar dinheiro na internet precisa ter muita força de vontade como você mesmo citou, ser uma pessoa de visão empreendedora e acima de tudo estar sempre estudando, o conhecimento posto em prática é a chave do sucesso.

    Um grande abraço e sucesso.

    • Olá Daniel! Tudo bem sim, e você?

      Realmente precisamos ter atitude se queremos ter sucesso.
      Obrigado por sua sugestão, pois esse tema tem me atraído a cada dia mais. E obrigado pelo comentário, que agregaa muito valor ao artigo! 😀

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Juliano Abrahão

    Olá meu caro,

    Fica difícil dizer algo sobre o artigo devido a sua expertise em produzí-lo.

    Vou fazer o seguinte, vou deixar uma dica minha pra você: este artigo mesmo, que foi muito bem escrito e tem bons comentários você poderia transformá-lo em uma apresentação pra adicionar numa conta no SlideShare e também transformar essa mesma apresentação num vídeo pro seu canal do Youtube.

    Desculpe meter o nariz por aqui, mas é que seus artigos estão bons demais meu caro, e por isso, acredito que uma distribuição multicanal poderá impulsionar ainda mais seu negócio online.

    Desculpe qualquer coisa.

    Paz em seu coração!

    • Olá meu amigo Juliano,

      Não precisa pedir desculpas, pois você deu sugestões para melhorar e isso é muito bem-vindo por aqui. 😀
      Apresentações em slide são fáceis de assimilar e os vídeos ainda têm, além das imagens, o áudio, que ajuda a assimilar o conteúdo.
      Eu tenho é muito a agradecer por sua participação, que agrega muito valor!

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Olá Fabio,

    Fiquei muito feliz com a qualidade do seu artigo, abordou vários pontos que uma pessoa precisa para se tornar empreendedora online.

    Vejo muito as pessoas com a mentalidade de empregado quando vão começar seu negócio online e na maioria das vezes querem saber “quanto eu vou ganhar?” ou “Em quanto tempo vou estar ganhando R$ 5.000?”

    Falta a visão de que são donos de negócios e que é preciso trabalho para que os resultados apareçam.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

    • Olá Fábio,

      Eu fico mais feliz ainda que tenha gostado do artigo! 😀
      Uma visão de que somos donos do nosso negócio é o que precisamos para se tornar empreendedores, e não da quantia que virá na conta.

      Muito obrigado por sua visita e por seu comentário. Grande abraço e sucesso sempre!