Planejamento É Fundamental no Empreendedorismo

O assunto planejamento já foi abordado em outros artigos anteriores no blog e quando tratamos de empreendedorismo na Internet, não é diferente, afinal, é a partir dele que tudo começa a ser colocado em prática.

Não se trata de algo fixo, porém é como se fosse um mapa que poderá te levar ao sucesso.

Imagine que você quer viajar e não sabe por onde passar, quais são as condições, o que o lugar oferece, dentre outros detalhes. Com um negócio acontece a mesma coisa, porém como estamos tratando de negócio online, há dois tipos de planejamento: o pessoal e o do trabalho.

Quando procurava por formas de renda extra eu não tinha essa prática de planejar as atividades, mas hoje eu penso de forma totalmente oposta e vejo o quanto hoje faço tudo de uma forma melhor.

Após a leitura deste artigo, você aprenderá:

  • A importância de planejar a sua vida;
  • O papel do planejamento em uma atividade;
  • Os passos para elaborar um planejamento.

planejamento

Planejamento É Fundamental no Empreendedorismo

Eu arrisco a dizer que, sem planejamento, um trabalho é semelhante a um barco à deriva em um oceano, não tem rumo. Até pode dar certo, mas as chances são mínimas.

Quando se quer chegr a algum lugar, é importante ter uma noção de onde quer se chegar e quais resultados se esperam obter.

Mas afinal, o que é planejamento?

É um conjunto de atividades a serem realizadas em prazos pré-estabelecidos, visando uma maior eficiência.

No senso comum, planejar é algo só que fica no papel, só que isso vai muito mais além. A prática deve caminhar junto para que os resultados possam ser verificados e alcançados.

Este blog trata de empreendedorismo na Internet e eu penso que quem adota essa ideia deve tomar um cuidado consigo mesmo. Daí a importância que eu vejo no planejamento pessoal.

Planejamento Pessoal

Em um outro artigo do blog cheguei a recomendar o livro Planejamento Pessoal – guia para alcançar suas metas, onde o autor aborda, de maneira didática, como elaborar um pensamento. Se você não leu o livro eu sugiro que leia, pois é um guia prático que ensinará os passos para atingir suas metas.

E por que eu digo que primeiramente é preciso pensar em você? Simplesmente porque o trabalho na Internet é responsabilidade sua, se você não tem condições de executar, dificilmente outra pessoa poderá trabalhar por você.

Tendo isso em mente, um planejamento pessoal é extremamente importante e, além disso, é recomendável:

  • Ter uma alimentação saudável, equilibrada e variada;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Cuidar bem do sono;
  • Exercitar a memória;
  • Aprender assuntos novos, principalmente os relacionados ao seu negócio;
  • Descansar em pequenos intervalos.

Esses são alguns dos cuidados básicos e que podem ser programados para o dia todo. Existem formas de se planejar a fazê-los, de modo que com o passar do tempo passem a fazer parte de sua rotina.

Passos para Elaborar Um Planejamento

Decisao

Já vimos que é importante ter um planejamento pessoal. Mas e nos negócios, como ficam?

Nesse caso a importância é tão grande ou até mesmo maior que no outro, pois através dele é possível ter uma noção dos passos a serem dados em

uma determinada atividade e quem sai ganhando é você, além de minimizar os riscos no percurso.

Qualquer planejamento deve ter como base os seguintes itens:

Pessoas Envolvidas

Pode ser só um planejamento pessoal, neste caso o principal envolvido é você mesmo. Se for um negócio próprio, lembre-se de incluir outras pessoas, se isso for aplicável. De qualquer forma, o pontapé inicial será dado por você e por isso que é importante investir em sua qualidade de vida. Valorize-se!

Conhecer as pessoas que serão beneficiadas é fundamental nesse processo. Empreendimentos na Internet são, na maioria das vezes, direcionados a públicos específicos. Quanto mais você conhecer o seu público, maiores serão as chances de sucesso.

Objetivos

Você precisa saber qual resultado pretende atingir. É considerado como o ponto fundamental do planejamento.

Coloque no papel qual é o seu objetivo e veja o que é possível fazer para atingi-lo. Se for algo muito trabalhoso, o ideal é dividir em objetivos menores, que nós chamamos de meta.

Trace as metas, mas não se esqueça que para alcançá-las é preciso de…

Prazo

Sim, prazo para atingir as metas e o objetivo.

Estabeleça prazos com início e fim, colocando datas. Na maioria dos casos isso funciona muito bem, com as metas sendo alcançadas até mesmo antes do prazo. Se isso não funcionar, é necessário fazer uma avaliação e estabelecer novos prazos, ou se for o caso, novas metas.

Local

Deixe bem claro, ao planejar, o local (ou locais) onde serão realizadas as atividades. Pode ocorrer de ser algo mais específico ou de ser mais abrangente, mas em ambos os casos, é um complemento ao ponto que se refere às pessoas envolvidas.

Como Fazer

Neste ponto é importante destacar a maneira como será realizado o seu projeto, seja pessoal ou seja o seu negócio. Quanto mais detalhes tiver, melhor.

Se a maneira prevista inicialmente não estiver funcionando, experimente de uma outra forma.

Propósitolista-planejamento

Responda às seguintes perguntas:

Por que eu quero fazer isso? Qual é a razão de eu fazer tal atividade?

Com essas respostas, você terá uma motivação não apenas para planejar as atividades, mas para colocá-las em prática. E muitos projetos são abandonados no meio do caminho justamente pela falta de motivação, de ter um propósito.

Pense muito bem nesse item.

Despesas

Algumas atividades não envolvem nenhum gasto, outras já é preciso desembolsar uma certa quantia para que seja realizada. Ter uma ideia de quanto irá ser gasto ajuda a ter uma noção das despesas e ainda evita que ocorram gastos sem necessidades.

Além dos pontos citados acima, durante todo o processo de planejamento é preciso estar atento à forma como as coisas estão caminhando.

Se tudo estiver indo bem, continue assim e veja o que é possível melhorar. Do contrário, reveja o que pode ser modificado e implemente as mudanças, afinal, se você quer resultados diferentes, não adianta fazer as coisas do mesmo jeito.

A diferença entre um planejamento pessoal e um de empreendedorismo é que o primeiro é focado totalmente em suas ações, enquanto que o segundo envolve outras pessoas. Os passos acima citados são válidos para as duas modalidades e, com um detalhe muito importante: dão certo se você tiver atitude e colocar em prática.

Por enquanto, termino aqui este artigo sobre  . Grande abraço e sucesso sempre!

Crédito das imagens: http://www.freedigitalphotos.net

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

  • Juliano Abrahão

    Caro Fábio,

    Sem dúvida alguma que o planejamento para negócios online são tão ou mais importante que no mundo off-line.

    Eu mesmo diariamente enfrento dificuldades como qualquer um de por ordem na casa, e quanto mais ordem na casa, melhor conteúdo produzimos, e melhor atendemos nossos clientes.

    Parabéns pelo artigo e pelo novo visual do seu blog, ficou um espetáculo.

    Paz em seu coração!

    • Prezado Juliano,

      Realmente, com a casa em ordem as coisas ficam muito melhores. Muito obrigado por sua participação, que ajudou a chegar nesse novo visual, e também por seu comentário!

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Com certeza, o foco determina nossa realidade!

    Planejar e focar em um objetivo é o caminho pro sucesso!

    Abraço!

    • Olá Everton,

      É verdade, você colocou muito bem: temos que ter o foco no objetivo ao planejar. Muito obrigado pelo seu comentário!

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Denilson

    Olá, Fábio
    Planejamento não só no mundo virtual mas também no real é imprescindível.
    Se desejamos algo, temos que nos planejar e mantermos o foco para atingirmos o nosso objetivo. Não podemos nos deixar de perder o foco.
    Sucesso.

    • Olá Denilson,

      Concordo com você, em vários aspectos da vida um planejamento bem focado faz toda a diferença (para melhor, claro). Obrigado por sua visita e por seu comentário!

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Pingback: ()