Notice: Undefined index: epico-tiny in /var/www/fabiodasilva.net/htdocs/wp-content/themes/epico/inc/schema.php on line 27

Notice: Undefined index: epico-tiny in /var/www/fabiodasilva.net/htdocs/wp-content/themes/epico/inc/schema.php on line 29

Pirâmide Financeira Pode Prejudicar Você

O assunto pirâmide finaceira ganhou um certo destaque nos últimos meses, pois diversas empresas foram denunciadas de utilizarem essa prática.
Quando iniciei minhas atividades na Internet cheguei a participar de algumas empresas que utilizavam esse esquema e, não tendo resultados como o previsto, decidi não continuar com as mesmas e partir para algo que proporcionasse um retorno melhor.
Esse tema é um tanto delicado de se tratar e pensei muito antes de escrever esse artigo. Nele não vou mencionar nenhuma empresa, apenas servirá como uma forma de você identificar quais práticas são de um esquema de pirâmide.

O que será abordado neste artigo:

  • O que é uma pirâmide financeira;
  • Como identificar as práticas de um negócio que usa esse modelo;
  • Tipos mais comuns;
  • Por que evitar modelos de negócio dessa forma.
pirâmide-financeira

Pirâmide Financeira Pode Prejudicar Você

Trata-se de um modelo de negócio onde há uma relação de consumo, ou seja, paga-se uma certa quantia em dinheiro apenas com o intuito de receber mais lucros no futuro. A entrada de novos membros é o que mantém o esquema funcionando.
Alguém indica um determinado número de pessoas e essas ficam incumbidas de recrutar, cada uma, esse mesmo número para participar. E assim vai sucessivamente, formando uma estrutura que lembra uma pirâmide.
É insustentável a longo prazo, pois chega em um determinado momento que não há mais pessoas para serem recrutadas.
É imoral porque apenas uma ou poucas pessoas são beneficiadas, a maioria que entra em coisas desse tipo perde o seu dinheiro e não consegue recuperá-lo.
E é ilegal porque caracteriza-se como crime à economia popular.
Um dos primeiros e mais famosos casos ocorridos foi nos Estados Unidos, na década de 1920, quando o ítalo-americano Charles Ponzi dedidiu comercializar selos prometendo retorno financeiro acima do que o mercado podia oferecer. A repercussão foi tanta que muitos dos esquemas de pirâmide financeira levam o seu nome – esquemas Ponzi.

Como Identificar Pirâmide Financeira

Alguns esquemas são tão sofisticados que usam diversos recursos para serem mascarados.
Se a maior fonte de renda de um negócio é proveniente de comercialização de produtos ou prestação de serviços, não há problema algum, pois paga-se para ter algo em troca.
Já se o contrário ocorrer, podemos analisar duas situações:
  1. Não existe um produto sendo comercializado, o que há é uma rede de pessoas onde há apenas circulação de dinheiro;
  2. Existe um produto ou serviço sendo comercializado, porém o seu valor é muito superior ao praticado ou não tem demanda para tal.
A partir do exposto acima, vamos ver alguns modelos conhecidos de pirâmide financeira.

Corrente

Talvez você já tenha recebido uma mensagem pedindo para enviar uma quantia de dinheiro para uma lista de pessoas e, em seguida, enviar a mesma mensagem para outras tantas pessoas modificando a lista, apagando o primeiro nome e colocando o seu por último. Há 15 ou 20 anos, se fazia isso por meio de carta.
No texto anterior à lista há diversas explicações de como se pode ficar rico enviando dinheiro para outras pessoas e outras tantas enviando a você.
Hoje a carta foi substituída por e-mail onde, além do nome das pessoas, são colocadas as contas bancárias de cada um. E há até alguns sites que promovem isso, usando que só servem para mascarar: ajuda financeira, corrente da prosperidade, ajuda mútua e até mesmo doação (no meu entender, a doação é feita sem esperar retorno monetário).
Não importa a quantia enviada: 1, 2, 5, 10 ou 100 reais, o que importa é que não existe nada sendo comercializado ou oferecido, só o dinheiro circula em uma rede de pessoas. Por causa disso, eu considero esse o tipo mais escancarado de pirâmide financeira que existe, mesmo havendo quem a pratique jurando o contrário.
fila-piramide-financeira
Será que é assim mesmo que acontece?

Fila Única

Um esquema baseado em pessoas dispostas em fila indiana e, na maioria dos casos, sequer existe um produto ou serviço disponível. Esse tipo que fraude consiste em pagar uma certa quantia à medida que pessoas vão saindo da fila.
Suponhamos que ofereça 50 reais e, para se cadastrar, são cobrados 10 reais de taxa. Para que a primeira pessoa possa receber são necessários 5 novos cadastros; quem está logo atrás, em segundo lugar, precisa do pagamento de outros 5 cadastros para receber; quem está em terceiro lugar precisa de outros 5 cadastros e assim, sucessivamente, a fila só aumenta.
Há a opção de comprar os primeiros lugares da fila para receber, como forma de minimizar a espera. Mais uma prova de que não há algo de valor sendo comercializado.
No entanto, ocorre que quando vai se receber o dinheiro, o esquema entra em colapso e só os primeiros da fila é que ficaram com o dinheiro.

Pirâmide Financeira Camuflada de Marketing de Rede

Antes de continuar, quero dizer que o marketing de rede (conhecido por marketing multinível ou simplesmente MMN) é um modelo de negócios onde existe remuneração por indicar pessoas e pela atividades dos indicados, sua principal fonte dos rendimentos está na atividade da rede através da comercialização de produtos ou serviços.
No entanto, muitas empresas apresentam um plano de negócios prometendo rendimentos fixos mediante pagamento de uma taxa, isso por si só é suficiente para descaracterizar como MMN, afinal não existe renda fixa em marketing de rede.
Além disso, há outras em que os produtos ou serviços não possuem valor percebido, ou seja, são coisas pouco conhecidas, algo com valor muito superior ao praticado ou então atividades triviais.
Em muitos casos eu já verifiquei um estímulo à preguiça, com chamadas apelativas do tipo “ganhe dinheiro sem fazer nada”, principalmente quando há a proposta de trabalhar pela Internet, criando uma falsa associação de que os ganhos vêm como a velocidade da conexão.

Empresa Legalizada versus Modelo de Negócios

Ao tentar justificar as práticas ilegais em esquemas de pirâmide financeira, muitas pessoas argumentam que a empresa está em dia com a justiça. Duas coisas devem ser distintas: legalização da empresa e a prática da mesma.
Possuir CNPJ, ter autorização para funcionar, ter sede, contato, pagar impostos, dentre outros, são fatores que indicam que a empresa está regularizada com a lei. Isso é o mínimo que todas as empresas devem fazer.
O fato de a empresa estar totalmente legalizada não a impede de praticar esquemas ilegais, e aqui estou falando de uma outra situação, que é a sua prática. Uma coisa é a situação cadastral e a outra é a forma de aplicação do seu plano de negócios.
Eu já vi empresas legalizadas aplicando golpes e tendo a documentação exigida.
Ao escolher a empresa para trabalhar, é muito importante verificar sua situação legal, porém é mais importante ainda verificar o seu plano de negócios, a forma como trabalhar, analisar o contrato para ver se não há cláusulas abusivas, etc.

Por Que Evitar Pirâmides Financeiras?

Diante dos que já foi citado, cabe aqui um resumo dos motivos que nos levam a evitar esquemas de pirâmide financeira:
  • O retorno em um breve espaço de tempo pode ser alto, porém o modelo de negócios utilizado é insustentável em um prazo maior;
  • Os poucos que ganham muito dinheiro dessa fora fazem à custa de outras pessoas, alguns conseguem recuperar o que investiram e a grande maioria perde dinheiro;
  • Configura-se um crime contra a economia popular;
  • Na maiora das empresas que adotam esse tipo de esquema, a promessa é de ganhar muito dinheiro com pouco esforço;
  • O prejuízo não é apenas financeiro, mas também de quem divulga, ou seja, prejudica a reputação.

Conclusão

Você que quer seguir no empreendedorismo na Internet deve evitar empresas que praticam esquemas de pirâmide financeira, por não ser um modelo de distribuição justo, por ser ilegal e por ser insustentável a longo prazo.
Além de ser grande a possibilidade de perder dinheiro, que é péssimo para seu bolso, há ainda uma outra coisa mais valiosa que pode ser perdida quando se participa de esquemas fraudulentos: a sua reputação.
Desconfie de propostas de altos ganhos com pouco esforço e baixo risco, pois quem está as enviando é alguém que está querendo mais dinheiro ou alguém que quer recuperar o dinheiro investido.
Não existe fórmula mágica para se ganhar dinheiro na Internet ou fora dela. Para que isso ocorra é preciso que você faça um ótimo trabalho, destaque-se usando seus conhecimentos a seu favor, procure ajudar as pessoas sem se preocupar com os lucros como um fim e estude sempre, cada vez mais e mais, para agregar valor ao seu trabalho.
Se, por algum acaso, você está em uma pirâmide, não veja isso como o fim, apenas mude a sua forma de pensar e de agir e procure outro modelo de negócios.
Espero que essas dicas tenham sido úteis.
Grande abraço e sucesso sempre!
setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

  • Leandro Silva

    Olá Fabio,

    Já vi muitos profissionais que eu seguia e sempre comentava em seus blogs CAIR NESSA FURADA ( PIRAMIDES FINANCEIRA ) .

    Muitos defendia com unhas e dentes tais empresas X, Y e Z porém com o tempo esses mesmo profissionais perceberam que estavam perdendo muitas visitas em seus sites e blogs por causa de tais piramides financeiras.

    Ainda bem que nunca entrei nessa furada, mas sei que muitas pessoas entraram por convites de amigos, parentes e outros mas perceberam a tempo que NÃO ESTAVAM TENDO RESULTADOS e ainda estava queimando o seu bem mais precioso sua reputação online.

    Muitos profissionais do Internet Marketing desistiram dessa ideia de Ganhar Dinheiro Fácil e aos poucos estão focando em seus projetos online trabalhando de forma ética e profissional .

    Fábio mais uma vez quero agradecer pelo excelente artigo escrito aqui em seu blog, grande abraço e sucesso @gora.

    • Olá Leandro,
      Ao contrário de você, já participei de esquemas assim e tive prejuízo, porém o que mais serviu foi o aprendizado, tanto que serviu para identificar práticas de pirâmide como também quem as promovia.
      Muito obrigado por sua participação! Grande abraço e sucesso sempre, amigo!

  • Doa a quem doer, essa matéria serve para abrir os olhos das pessoas. É uma pena que ainda hoje várias pessoas caem em golpes assim. Ou como o amigo Leandro Silva disse, pessoas famosas (gurus mesmo) levando a massa para o buraco devido sua ganância.

    Parabéns pela coragem amigo Fábio! Bela matéria. Abração! 😀

    • Infelizmente, muitos são iludidos por promessas de ganhos rápidos e fáceis, mas quem lucra com isso são as pessoas que iludem.
      Obrigado por sua participação, amigo Eduardo. Grande abraço e sucesso sempre!

  • Pingback: ()

  • Esses golpes só caem pessoas que não pesquisam a vida da empresa antes de se cadastrarem, tem que olhar CNPJ, Endereço Físico, Telefone Fixo, entrar em contato e esperar obter respostas, sondar se a principal fonte de renda é a venda de produtos ou serviços…. se você perceber que para lucrar a única forma é colocando pessoas, não vale a pena se cadastrar!

    Ótima matéria, vai esclarecer bastante os leitores do seu blog, Sucesso!

    • Muito boas as suas colocações, Oduíno! Seguindo esses passos diminuem as chances de se cair em algum golpe.
      Obrigado por sua participação. Grande abraço e sucesso sempre!