Mudança No Blog – Novidades Virão Em Breve

Uma mudança no blog (para melhor, claro) nunca faz mal.

Se você vem me acompanhando deve ter percebido que já faz um tempo que não posto nada.

Não quero colocar nada como pretexto, porém estive ausente por uma boa causa.

Em pouco mais de um ano que estou à frente deste blog aprendi várias coisas, porém nem tudo foi colocado em prática. E o desempenho abaixo do esperado é um reflexo das minhas atitudes, então após uma reflexão vi que tinha que mudar algumas coisas.

Isso quer dizer que o blog vai acabar? Ou que eu desisti de ganhar dinheiro na Internet? Nem um, nem outro! Apenas farei uma mudança no blog como nunca fiz antes.

São modificações pensando em melhorar o conteúdo e a navegabilidade.

mudança no blog

Mudança No Blog #1: Foco

A principal mudança no blog diz respeito ao assunto. Se você reparar o título, verá que é “Poder Pessoal E Dinheiro Na Internet”.

São dois assuntos no título, cada um muito vasto e daria para falar de coisas mais resumidas neles.

O primeiro assunto (poder pessoal) comecei a pegar gosto quando tive uma outra visão de negócios online, enquanto que o segundo (dinheiro na Internet) eu posso dizer que é um vício do passado.

No meio do tempo, ao invés de falar mais abertamente no segundo tema, comecei a abordar empreendedorismo na Internet.

Continuarei como empreendedor digital tratando dos temas acima citados, mas abordando um outro assunto que vem me despertando a atenção e que vejo como necessário para quem trabalha, tanto na Internet quanto fora dela. Aliás, já escrevi alguns artigos tocando nesse assunto: produtividade.

E, mudando o título, será mudada também a descrição do site. Até o momento está confusa e será algo mais preciso e que esteja de acordo com o assunto principal do blog.

Não apenas o título e a descrição serão mudados, afinal de contas, há artigos que não têm relação alguma com o tema que proponho a tratar. Dessa forma, alguns artigos serão deletados e os que virão terão o novo assunto.

E isso é importante para se manter o foco do blog em um assunto principal.

Mudança No Blog #2: Frequência Das Postagens

Atualmente, não tenho uma frequência certa para postar os artigos. E quando vêm, são demorados…

O WordPress possui um recurso interessante, que é programar uma data para postar. E como há dias que escrevo mais facilmente do que em outros, penso ser bacana escrever mais artigos em horas vagas e lançar algumas vezes por semana.

Mesmo que eu continuasse com os assuntos antigos pensei aplicar essa estratégia, até porque foi uma das metas que tracei para este ano de 2014.

mudança no blog

Mudança No Blog #3: Tema

Conteúdo, frequência de postagem e agora visual, que é o tema do blog.

Um visual feio ou com excesso de cores espanta os visitantes, mesmo que haja um bom conteúdo escrito. Algumas cores, se mal combinadas, podem cansar a vista.

O esquema atual de cores parece ser bom, pois o fundo claro com letras nítidas cansa menos a vista do que o contrário.

A questão do tema vai além do visual. Tem a usabilidade por parte de dispositivos móveis como smartphones e tablets, e um tema responsivo, que se adapte a esses aparelhos, é bem-vindo.

Outra questão são algumas funcionalidades que os temas possuem, como carregamento mais rápido, integração com redes sociais, compatibilidade com plugins, fontes mais variadas, esquemas de cores à vontade, etc.

Mudança No Blog #4: Brindes

Hoje, quem se cadastra neste blog recebe dois e-books, que serão substituídos por um material feito por mim.

Talvez venha um e-book relacionado ao tema, ou então uma sequência de aulas em vídeo, gratuitas.

Isso é para mostrar um pouco do trabalho para os novos leitores que se cadastram na lista, pois apenas os artigos do blog podem não abordar todo o assunto.

Isso também é uma das coisas que prometi fazer para este ano, seria um produto digital de autoria própria para oferecer a outras pessoas.

E a próxima mudança no blog tem a ver com isso.

Mudança No Blog #5: Autoresponder

De que adianta construir uma lista de e-mails e não ter um bom relacionamento com ela? Tão ruim ou pior é o fato de as mensagens não chegarem aos destinatários.

Eu suspeito que as mensagens estão caindo na caixa de spam da maioria dos inscritos neste blog, afinal, a taxa de entrega (conforme estatísticas do serviço de e-mail marketing) são perfeitas, todas estão em 100%. Mas não é isso que acontece, em um e-mail que cadastrei, a mensagem estava na pasta de spam…

Se apenas a taxa de entrega fosse um parâmetro, seria perfeito, porém as aberturas não são altas – vão de 20% a 45%, que é pouco para uma lista do tamanho da minha. Também percebi que alguns servidores de e-mail não têm abertura em certas mensagens enviadas.

Além de cair no spam, o leitor pode deletar a mensagem sem ler. Nesse caso, é interessante investir em títulos chamativos.

Outras Mudanças

Assim como a frequência de postagem, há outras coisas que pensei para divulgar o blog:

  • Criação de uma fan page no Facebook;
  • Criação de uma página no Google Plus;
  • Investir em links patrocinados;
  • Criação de páginas de captura;
  • Participação em eventos presenciais (irei ao Afiliados Brasil em São Paulo!).

mudança-no-blog-3

Conclusão

Ninguém está livre de errar, porém nem sempre é simples vir a público e dizer quais foram os erros.

O mais importante, após reconhecer os erros, não é lamentá-los e sim fazer o possível para que os mesmos não sejam cometidos novamente. Então, é preciso tomar um outro rumo.

E, no meu caso, investir em boas ferramentas será o próximo passo, afinal isso é mostrado em muitos treinamentos e cursos. Será essa a principal mudança no blog no intuito de oferecer conteúdo de qualidade e com foco em um assunto mais específico.

Espero contar com sua compreensão, caso o blog apresente algum problema.

Grande abraço e sucesso sempre!

Créditos das imagens: Free Digital Photos

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!