Desafio Para Seguir Em Frente

Um desafio para muitas pessoas foi o ENEM, que ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro último.

Foram mais de 7 milhões de pessoas inscritas para fazer a prova, porém estima-se que “apenas” 5 milhões foram fazer as provas, o que dá quase 30% de abstenções. Mesmo sendo um alto índice de abandono, esse é considerado um dos maiores (se não for o maior) processos seletivos do mundo.

Na mesma data ocorreu um curso de marketing digital e não pude fazê-lo. Tive também a oportunidade de trabalhar como aplicador de provas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que foi muito válido.

E foi observando os dois dias é que veio a inspiração para este artigo, onde será abordado:

  • Por que muitas pessoas não conseguem realizar seus sonhos;
  • O que é preciso para superar um desafio.

superar-desafio

Desafio Para Seguir Em Frente

Para muitos, o ENEM é uma fase que pode ser superada. Para outros, apenas um teste a mais e para outros, um terror.

Na sala onde apliquei a prova deveriam estar 80 candidatos. No primeiro dia compareceram 65 e no segundo 59. Foram 21 pessoas que desistiram de ingressar no curso superior.

Nunca devemos generalizar os fatos, mas há candidatos que não queriam estar ali. Outros chegaram atrasados e perderam a prova. E outros foram obrigados por outras pessoas a fazê-la. Para esses, o ENEM pode representar o fim de uma estrada.

Entretanto, eu vi gente com desejo de ingressar em uma faculdade e parece que eram pessoas mais animadas a fazer a prova. Ao sair os resultados dos exames, vão haver a partir daí duas situações: fracasso ou sucesso.

Fracasso será para quem pretendia cursar uma faculdade ou universidade, mas não conseguiu fazer uma boa prova ou cometeu algum engano. E muitos serão os que vão lamentar esse resultado, dizendo que o ENEM é injusto, não é um bom critério de avaliação.

Para quem obter uma ótima nota já está com um pé dentro da universidade e isso será motivo de sucesso.

Desafio Para Superar

Prova do ENEM: Superando um Desafio

Como já disse no início do artigo, não pude ir a um curso de marketing digital, ocorrido em São Paulo – e não foi por falta de tempo ou de dinheiro, mas é que no momento estou fazendo um curso e estou dando foco para ele.

Quando damos foco a alguma coisa, dizemos “não” para outras oportunidades e  eu estou certo que terão outras turmas desse curso.

Aliás, ser aplicador foi um desafio para mim, seja na parte psicológica (primeira vez trabalhando nesse tipo de exame), seja na parte física (ficar muito tempo em pé, que é incômodo para quem tem uma perna maior que a outra).

Nos negócios online e na vida pessoal há muito o que superar, mas desistir é algo que não penso em fazer.

Em muitos candidatos era possível perceber que, após a prova, estavam aliviados, sinal de um desafio superado. No entanto, isso pode significar algo do tipo “já cumpri minha obrigação”.

Por Que Muitas Pessoas Não Conseguem Atingir Seus Objetivos?

Não são poucos os que desistem de seus sonhos, ou seja, não conseguem atingir seus objetivos.

É comum ver gente muito animada para fazer algo, quando está no início. Nesses casos não passa de um fogo de palha, pois a motivação inicial é sufocada por alguns fatores:

  • Objetivo não definido ou pouco claro;
  • Falta de um planejamento adequado;
  • Pouco comprometimento com a atividade;
  • Conselhos de outras pessoas, tentando proteger;
  • Medo;
  • Comodismo;
  • Perfeccionismo.

Tomando como exemplo os jovens que fazem o ENEM, muitos podem seguir conselhos de outras pessoas para seguir uma profissão e, mesmo sendo aprovado, não ter êxito quando for cursar a faculdade. Se tiver medo de fazer a prova, não vai fazê-la direito. E se for perfeccionista, o candidato ficará frustrado mesmo se tirar nota máxima.

Para esse tipo de situação não ocorrer, alguns pontos são importantes:

  • Acredite em você e nas suas ideias. Se você não fizer isso primeiro, dificilmente outra pessoa o fará.
  • Siga pessoas corretas, pois seus conselhos valerão para a vida toda.
  • Anote todas as ideias que vierem à cabeça e, a partir daí, faça um planejamento. Se o objetivo for muito complexo, divida-o em metas menores.
  • Comprometa-se com a atividade pretendida, definindo horários para fazê-la.
  • Elimine o medo, principalmente o de errar.
  • Se não deu certo, reveja o que está sendo feito e, se for o caso, mude a(s) meta(s) ou o objetivo.
  • Aprenda sempre coisas novas, especialmente relacionadas à sua área de atuação e/ou que agreguem mais valor ao que você desenvolve.
  • Pense em fazer um trabalho com excelência e para isso nada melhor do que amar o que faz.

Conclusão

Usei o exemplo do ENEM para mostrar uma situação de desafio, onde muitos jovens interessados em ingressar no ensino superior acabam se frustrando, seja por fazer o exame por uma mera obrigação, seja por obter resultados insatisfatórios.

O entusiasmo deve estar sempre presente, bem como acreditar no projeto que se desenvolve. Dessa forma, assim que um desafio surgir pela frente será bem mais fácil superá-lo. E no futuro, quando se lembrar dessa situação, verá como uma vitória e terá muita satisfação.

Resumindo: o desafio deve ser visto como um motivo para continuar a seguir em frente e não como um ponto final.

Grande abraço e sucesso sempre!

OBS.: As imagens foram divulgadas em redes sociais.

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!