Como Montar um Negócio de Consultoria de Marketing

A consultoria de marketing pode ser uma ótima opção para quem quer ter o seu primeiro negócio.

Motivos não faltam para isso e, afinal, é algo que muitas empresas precisam.

Por isso, nada melhor que trazer um especialista para falar desse assunto.

Mais uma vez o Anderson Satori está aqui no blog.

A primeira visita dele como autor foi neste artigo, mostrando 5 bons motivos para ser produtivo.

E agora ele está de volta, trazendo um assunto no qual ele entende muito.

Boa leitura!

Como Montar um Negócio de Consultoria de Marketing!

Negócio de Consultoria de Marketing

Olá meu nome é Anderson, e neste artigo vou explicar em detalhes como montar um negócio de consultoria de marketing.

Para começar, é importante lembrar que existem diversos métodos para que você possa inicia, mas eu vou explicar o que eu utilizei quando comecei.

Por este motivo continue lendo e entenda:

  • O que é consultoria de marketing;
  • Como funciona uma empresa de consultoria;
  • Quais serviços um consultor pode oferecer;
  • Quanto o consultor cobrar por cada serviço;
  • Quais os requisitos legais de uma consultoria de marketing.

Inicialmente você pode pensar em começar o seu negócio por necessidade, mas com o tempo perceberá que trabalhar com consultoria de marketing pode ser prazeroso.

O que é consultoria de marketing?

consultoria-de-marketing

A consultoria de marketing tem como objetivo ajudar empresas a promoverem suas marcas e negócios.

Portanto, a consultoria deverá entender como funciona o negócio em questão e qual o público-alvo ela ajuda através dos seus produtos e serviços.

Entre outras atividades a consultoria de marketing é responsável por construir uma estratégia de comunicação para criar uma marca relevante e ajudar a vender os produtos e serviços de uma empresa.

Em geral a consultoria não coloca em prática as atividades de comunicação da empresa, sendo necessário que a empresa tenha funcionários para aplicar ou contrate outro serviço, como por exemplo, produção de conteúdo.

Contudo, o consultor também pode aplicar os serviços necessários para obtenção dos objetivos esperados.

Como funciona uma empresa de consultoria de marketing?

consultoria-de-marketing-como-funciona

A consultoria é baseada em melhorar as estratégias da empresa para comunicação com os clientes, conseguindo novos clientes ou fidelizando os clientes existentes.

Para tanto existe um método para conduzir e organizar as etapas do serviço, que são:

  • Captação de novos leads;
  • Qualificação de leads existentes;
  • Conversão em vendas;
  • Análise de resultados;

Captação de novos leads

Nesta etapa o consultor será responsável por elaborar uma estratégia para captura de novas pessoas interessadas na empresa que o contratou, oferecendo algo de valor em troca de dados de contato.

Qualificação de leads existentes

Nesta fase o consultor será responsável por definir um plano de comunicação através de diversos meio para qualificar as pessoas interessadas, e despertar o interesse em comprar um determinado produto ou serviço.

Conversão em vendas

Nesta etapa o consultor construirá uma oferta com todos os elementos necessários para aumentar as vendas da empresa que o contratou.

Análise de resultados

Para finalizar o consultor será responsável por gerar relatórios de resultados e realizar uma análise do desempenho da campanha de captura de leads e conversão em vendas, demonstrando a eficiência da sua estratégia.

Portanto, um consultor de marketing de sucesso será capaz de identificar necessidade de mercado e conectá-la aos produtos e serviços de uma empresa através de um relacionamento contínuo.

Em alguns casos o consultor pode ser o responsável pela aplicação das estratégias citadas cobrando um valor adicional além da própria consultoria.

Quais serviços um consultor de marketing pode oferecer?

Há diversos serviços que um consultor de marketing ofertar, porém vou me concentrar nos principais e mais requisitados no mercado.

O primeiro serviço é o de geração de uma base de leads (pessoas interessadas) em comprar produtos ou contratar serviços de uma empresa.

O segundo serviço é o de definição de linha editorial, no qual o consultor desenvolve uma linha de conteúdos baseado nos interesses dos leads e nos produtos que a empresa oferta.

É importante ressaltar que na maior parte dos casos o consultor não produz o conteúdo, mas somente a linha editorial que serve como base.

O terceiro serviço é o de criação de COPY, uma forma bonita de dizer oferta de vendas, na qual o consultor deve escrever uma oferta completa para incentivar o cliente a comprar, demonstrando como a empresa pode ajudar o cliente.

Quanto o consultor cobra por cada serviço?

consultoria-de-marketing-quanto-cobrar

Este é um tópico difícil de responder, pois os valores podem variar de acordo com cada tipo de serviço e o tamanho da empresa.

Deve-se levar em conta também o retorno que a empresa contratante terá ao investir no serviço de consultoria.

Portanto, um consultor pode cobrar preços variados e normalmente este valor é definido por horas, começando com R$150/h, para um consultor iniciante.

Outra forma de cobrança que pode ser feita é por campanha, onde é definido um tempo para execução do serviço e um valor é definido.

Como, por exemplo, uma campanha para aquisição de novos leads pode ser ofertado por R$2.000,00/Mês. Sendo necessário um tempo mínimo de 3 meses para execução do serviço.

Além destas formas, o consultor também poderá receber por comissão conjuntamente ao valor pré-definido, recebendo, portanto, de acordo com resultado gerado a empresa.

Quais os requisitos legais de uma consultoria de marketing?

Para você que está interessado em como montar um negócio de consultoria de marketing é importante fazer tudo dentro da legalidade.

Para tanto é necessário ter um cadastro de pessoa jurídica, ou seja, abrir uma empresa, começando com o tipo MEI, microempreendedor individual.

Este é simples e pode ser feito diretamente pela internet no Portal do Empreendedor.

Além disto, você precisará ir até a prefeitura da sua cidade para requisitar uma licença de funcionamento, seja para um escritório ou Home Office (sua casa), e com isso conseguir a permissão para emitir notas fiscais de serviço.

Caso tenha dificuldade e precise de alguma ajuda no inicio, o MEI conta com a isenção de pagamento do contador durante o primeiro ano de abertura da empresa.

Para Concluir…

Se você realmente deseja saber como montar um negócio de consultoria de marketing digital você precisa ter diversos conhecimentos.

Contudo, é possível realizar esse sonho com algum esforço e dedicação, pois não é um dom e sim uma habilidade que qualquer pessoa pode desenvolver.

Eu particularmente tenho um curso completo sobre consultoria que foca em ensinar quem não tem experiência e deseja começar, se você tiver interesse clique aqui.

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e também no WhatsApp.

Caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato comigo pelas redes sociais de sua preferência, procurando por Anderson Satori.

Quero terminar agradecendo o Fábio por abrir novamente este espaço para colaboração e pode contribuir com sua audiência.