O Que É Sucesso?

Frequentemente ouvimos muito a palavra sucesso. Mas você sabe o que significa essa palavra?

Conforme a definição encontrada no dicionário, a palavra vem do latim successus, que pode significar:

  1. Aquilo que sucede (acontecimento, acidente, fato, caso);
  2. Resultado de ação ou empreendimento;
  3. O que tem bom resultado, boas vendas ou muita popularidade (ex.: Esta música é o último sucesso do cantor), sinônimo de êxito e contrário de fiasco ou fracasso;
  4. [Informal] Parto (ex.: Tenha bom sucesso).

Para nós, irão nos interessar as definições número 2 e 3 descritas acima, pois o sucesso está diretamente relacionado com nossos resultados positivos.

escada-sucesso

Entretanto, a noção de sucesso é algo pessoal. Para um escritor, é ter o seu livro vendido e ter seu nome lembrado como alguém que fez obra importante; para um cantor, é ter muitos discos vendidos e ouvir a música sendo executada em várias emissoras de rádio; um aluno bem sucedido é o que consegue aprender as lições passadas pelo professor; e também pode haver sucesso nos relacionamentos, como um casamento duradouro onde ambos se respeitam.

Repare que em todos os exemplos acima está a ideia de alguma ação que resultou em êxito. Mas como essas pessoas fizeram isso?

Para ter sucesso primeiro é preciso mudar a mentalidade e depois realizar muito trabalho mesmo, o que inclui aí a superação de dificuldades que vierem. Também boas doses de persistência e de perseverança são fundamentais. Depois do desafio superado, o sucesso é a recompensa.

Se é algo que chegou de maneira fácil, pode ter certeza que sairá de maneira fácil também. Para mim, o s melhores exemplos são as músicas e vídeos de sucesso de hoje em dia, passam várias e várias vezes, como verdadeiras lavagens cerebrais, muitas pessoas comentam a respeito e após um certo tempo, quase ninguém se lembra disso.

O sucesso quando chega rápido, vai rápido também, mas se for construído em bases sólidas será algo duradouro. Se você fizer o possível para atingi-lo de forma consistente, sem atropelar as etapas, é bem possivel que você seja uma referência para outras pessoas! Podemos comparar a construção do suceso como a de uma casa, onde primeiro são feitos os alicerces, depois colocado o piso, levantadas as paredes até colocar o teto, que é a última etapa.

Pense no sucesso como algo que você possa contribuir para o seu crescimento pessoal e o de outras pessoas também, pois será algo muito gratificante. Lembre-se que não se trata apenas de ter, de aparentar status social, mas principalmente de ser uma pessoa melhor.

Grande abraço e nos vemos em breve!