Notice: Undefined index: epico-tiny in /var/www/fabiodasilva.net/htdocs/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 43

Notice: Undefined index: epico-tiny in /var/www/fabiodasilva.net/htdocs/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 45

Nicho de Mercado É Fundamental para Trabalhar pela Internet

Escolher e conhecer um nicho de mercado é um dos primeiros e, provavelmente, dos mais importantes passos para trabalhar pela Internet.

Só que muitos não se atentam nesse detalhe e acabam por não fazer algo significativo, fazem um trabalho promovendo tudo o que aparece pela frente nos mais diferentes mercados. E, como não poderia deixar de ser, os resultados são bem menos do que o esperado.

Para que esse erro não ocorra é fundamental conhecer o nicho de mercado.

Em alguns cursos que fiz a frase acima era repetida por muitas vezes, mas quem a dizia não dava a orientação correta sobre o assunto. Embora tenha aprendido que tais cursos são fracos, ficou essa lacuna sobre qual nicho trabalhar, mas no artigo de hoje irei abordar isso.

Após o final do artigo, você saberá:

  • O que é um nicho de mercado;
  • Como encontrar um bom nicho para trabalhar;
  • Maneiras para descobrir nichos.

 nicho-de-mercado

Nicho de Mercado é Fundamental para Trabalhar pela Internet

Você já deve ter escutado que, para construir uma casa, primeiro são feitos os alicerces, a base, para depois os pisos, as paredes e por último os telhados. Se a base não for bem construída, a casa pode ter problemas no futuro e ter toda sua estrutura comprometida, podendo até cair.

A analogia pode ser aplicada aos negócios online, sendo que a base principal é o nicho de mercado e o relacionamento que se faz com ele.

Isso vale tanto para negócios na Internet ou fora dela, mas a necessidade é maior no primeiro caso, pois deve-se ter conhecimento de quem são os seus prováveis clientes a fim de ter um grande diferencial dos concorrentes.

Definição de Nicho de Mercado

É definido como sendo segmentos ou um público que possui necessidades particulares pouco exploradas por mercados maiores.

A estratégia de identificar esse público e suas necessidades é a que representa um diferencial para pequenas empresas e pessoas, uma vez que grandes corporações não possuem esse foco.

Conhecendo bem o público, suas aspirações, seus anseios, seus medos e seus desejos, já constitui uma parte da base do negócio, que fará muita diferença no futuro.

nicho-de-mercado-1Como Achar o Seu Nicho de Mercado

Muitas vezes pode não ser tarefa fácil, mas a ideia principal é a da segmentação, ou seja, especificar cada vez mais o público.

Se for desenvolver um negócio abordando um mercado qualquer, as coisas complicam muito, pois é uma grande quantidade de assuntos e por fim aquele público com suas particularidades não será atendido.

Um exemplo de mercado pode ser o da música, mas repare que esse assunto é muito amplo. Então o que devemos fazer é segmentá-lo e se minha intenção é falar de instrumentos musicais, ainda continua um assunto extenso. Segmentando mais, falarei de viola caipira. Posso segmentar mais ainda, abordando o assunto aprenda a tocar viola caipira.

Pronto, já tenho um assunto em específico e, no caso acima, o que vou falar é direcionado para pessoas que pretendem aprender a tocar viola caipira.

Certo, usei o exemplo acima porque tenho uma prática com o referido instrumento, mas há muitos outros exemplos de mercados e segmentação até encontrar um nicho:

  • Casa e Lar → Reformas → Como Economizar na Reforma da Sua Casa
  • Saúde e Bem-estar → Emagrecimento → Cardápios Deliciosos que Não Engordam
  • Esportes → Natação → Acessórios Indispensáveis para Nadadores
  • Educação → Idiomas → Inglês → Aprenda Inglês para Negócios

Para encontrar um nicho de mercado é preciso encontrar um ponto em comum entre o que é procurado e quem está procurando. Assim, poderemos saber se há uma demanda por um assunto específico.

Maneiras para Descobrir Um Nicho de Mercado

Uma que pode e deve ser utilizada é um site muito conhecido por ser um buscador de termos. Sim, estou falando do Google.

Ao digitar no campo de pesquisa um termo ou seu mercado e mais uma outra palavra aparecem quatro sugestões, que podem indicar algum caminho. Selecionei três exemplos para ilustrar:

  • “como tocar…”

pesquisa-como-tocar

  • “emagrecer com…”

pesquisa-emagrecer

  • “como adestrar…”

pesquisa-adestrar

Viu como é simples?

Mas você deve se atentar para o fato de que algumas procuras não resultam em um nicho de mercado. Pode ser uma frase pesquisada muitas vezes num dado momento ou apenas uma tendência.

Qual Nicho de Mercado é o Melhor?

Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos

Já vimos a definição e ferramentas para descobrir nichos, mas ainda fica a dúvida sobre com o qual deles trabalhar.

Se você está iniciando os trabalhos agora, sugiro começar com algo que você tenha muito conhecimento, domine o assunto, tenha demanda e que resolva os problemas do seu público.

Você pode ser o maior especialista do mundo no assunto “como espantar ursos polares do jardim”, porém esse termo é pouco pesquisado porque não representa um grande problema que precise de solução urgente, sem falar que ursos polares são de uma região específica e não são todos que têm jardim na residência.

Um bom nicho de mercado possui demanda, ou seja, pessoas que procuram uma solução para determinado problema ou uma maneira de se fazer alguma coisa. Por isso as pesquisas em sites de mecanismo de busca ajudam no trabalho de conhecer o seu público.

Existem vários mercados que há uma procura muito grande, sendo que alguns podem apresentar uma queda em determinadas épocas do ano, outros possuem uma procura mais constante. E dentro desses mercados que são mais lucrativos há públicos segmentados, um deles será o nicho com o qual você vai trabalhar.

Claro que o lucro é importante, porém mais do que isso você deve ter uma motivação para que seu trabalho seja um sucesso. Não adianta nada você ir para um mercado só porque dá dinheiro. Um exemplo prático disso seria o nicho de perder peso que, mesmo sendo lucrativo, não penso em trabalhar; para mim é algo que não traz motivação nenhuma, muito pelo fato de eu ter dificuldade de ganhar peso em boa parte da vida.

Você conhecendo o seu público e tendo conhecimento sobre algum assunto já é meio caminho andado. Agora é agir, colocar a mão na massa.

Conclusão

Antes de iniciar um negócio online é muito importante fazer um planejamento e nele deve estar incluído qual o nicho de mercado para trabalhar. Ele será a base do seu empreendimento e, sendo forte, as chances de sucesso são maiores.

Existem públicos com necessidades não atendidas ou que até mesmo não são conhecidas e é aí que se concentram as grandes oportunidades para conhecer melhor. E como o contato ocorre por meios de dispositivos, uma ferramenta de pesquisa é indispensável para auxiliar no trabalho.

Quem deve definir qual o melhor mercado e o nico a trabalhar é você, pois a responsabilidade do seu negócio é sua. Sim, você não apenas pode como deve procurar pessoas mais experientes para lhe ajudar, pois são em momentos assim que as portas se abrem para novas parcerias e, claro, a ampliação dos conhecimentos.

Que tal aprender um pouco mais? Clique aqui e leia o artigo no blog Empreendimentos Lucrativos, do Bruno Picinini, que foi uma forte inspiração para escrever este artigo.

Também sugiro ver dois vídeos postados por meu amigo Filipe Portes, onde ele fala mais sobre esse tema:

Espero que tenha ajudado. Grande abraço e sucesso sempre!

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

  • Excelente amigo Fabio! Sempre encontrei dificuldades de falar sobre nicho de mercado para as pessoas, mas com sua explicação precisa e de forma simples fica muito mais fácil entender. Obrigado por isso. Ah, vou compartilhar com meus amigos. Abração e sucesso meu amigo! 🙂

    • Olá amigo Eduardo!
      Agora que aprendi como achar um nicho de mercado resolvi dividir o conhecimento, pois essa dúvida deve ser a mesma de muitos.
      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Anderson

    Ótimo artigo Fabio,

    eu também estou preparando vários artigos sobre esse assunto.
    E’ verdade, tudo começa escolhendo bem o nicho de mercado certo.

    Grande Abraço
    Anderson

    • Olá Anderson,
      Fico muito feliz que gostou do artigo! 😀
      Realmente, se for encontrado o nicho correto e fizer um trabalho bem feito, é sucesso na certa.
      Obrigado por sua participação! Grande abraço e sucesso sempre!

  • Dica matadora essa de usar o google para ajudar na escolha do nicho Fábio

    • É isso mesmo, Danilo!
      Nada melhor pesquisar onde as pessoas mais procuram, assim temos noção de tendências.