Mudanças que Marcaram o Ano de 2013: Bom ou Ruim?

Não tenho dúvidas que várias mudanças marcaram o meu ano de 2013. Se eu achei ruim com isso? Nem um pouco!
Na verdade, até gosto e sempre me preparo para elas, afinal já mudei de cidade, de estilo, de escola e até de curso na universidade. E neste momento estamos próximos de mudar de ano, a famosa virada, que para mim nada mais é uma data como as outras, com a diferença que o primeiro dia de janeiro é um feriado.
Queria fazer hoje um artigo sobre planejamento, mas como eu penso que isso pode ser iniciado em qualquer época do ano, resolvi deixá-lo para outra ocasião e contar um pouco da minha trajetória trabalhando pela Internet neste ano de 2013.
A prova de que tudo é um processo contínuo foi a percepção de mudanças mais significativas ainda em 2012.
E o que aconteceu de lá até os dias de hoje? Continue lendo este artigo para saber mais:
  • Por que 2013 foi um ano diferente de vários outros;
  • Quais foram as principais mudanças;
  • Alguns projetos para o futuro.

mudanças-2013-2014

Mudanças que Marcaram o Ano de 2013: Bom ou Ruim?

Ainda no ano de 2012 eu fiz, pela segunda vez, o curso A Classe Alta, da Arata Academy (se você ainda não conhece, clique aqui para acessar – eu recomendo que você se cadastre para receber dicas excelentes do Seiiti Arata, um excelente profissional).
Já o tinha feito em 2011, que abriu muito a minha mente, e no início do ano o curso passou por um upgrade, ganhando mais em dinamismo e em qualidade. Eu queria mais, por isso decidi fazer todas as lições novamente e ao final senti uma diferença ainda maior.
Já fazia algum trabalho pela Internet, mas percebi que era o momento de mais mudanças, arregaçar as mangas e partir para por a mão na massa.
Mudei minha forma de agir, comecei a participar mais ativamente na Internet e vi que tinha gente bacana aprendendo e ensinando. Foi o embrião para as primeiras parcerias.
Era o momento de aprender mais e ainda mais. Conheci a Unidarma (link afiliado), que trabalha com cursos na área de autoconhecimento e também conheci a Loja Fácil (link afiliado) que trabalha com infoprodutos, em especial reprogramações mentais. É uma área que me interessa bastante e a qual venho estudando, penso que tudo começa a partir de nós, na nossa mente.
O ano de 2013 chegou e lá estava eu fazendo alguns cursos sobre Internet marketing. Tinha um blog gratuito e queria partir para um outro com domínio próprio, aplicando os cursos que fazia. Mas uma dúvida pairava sobre mim ao montar o site: o domínio. Sim, aquele nome que se digita no navegador.
Coincidência ou não, nesse momento surgiu um parceiro que me atentou para deixar o blog que eu tinha no Blogspot para criar um blog na plataforma WordPress. Eu queria fabiolopes.com, fabiolopes.com.br ou fabiolopes.net, mas todos já estavam registrados. Usei o meu outro sobrenome e, para sorte, fabiodasilva.net era um domínio disponível. Registrei e criei o blog com as lições aprendidas.
Beleza! Agora era criar conteúdo, divulgar o blog e esperar o dinheiro cair na conta, certo? Pensei um pouco assim no começo, mas passado um tempo haviam coisas que não fazia corretamente.
mudanças-2012-2013-2014

Mudanças Positivas em 2013

Se eu estava errado, não poderia continuar do mesmo jeito. Então tive que aprender algumas coisas, que considero mudanças positivas:
  • Conceitos básicos de HTML (atributos, tags, etc.) para configurar o blog manualmente;
  • Criação de vídeos;
  • Otimização para mecanismos de busca, o conhecido SEO;
  • Noções de funil de marketing;
  • Participação em redes sociais;
  • Criação de links amigáveis;
  • Instalação de temas e plugins;
  • Tradução de alguns elementos de tema;
  • Noções de e-mail marketing;
  • Formas eficientes de divulgação na Internet;
  • Estabelecer contato com novas pessoas;
  • Como ter mais produtividade;
  • Ter mais foco para uma determinada atividade;
  • Fiz minhas primeiras vendas no Hotmart.
Foram muitas coisas boas que aconteceram, mas há outros pontos que não foram bons.

Pontos Negativos em 2013

Conforme você leu, em 2013 tive muita sede de aprender coisas novas, ou aperfeiçoar o que sabia. Por um lado isso é muito bom, mas tem o seu lado negativo também. Isso eu percebi, principalmente no meio do ano, quando estava “patinando”.
O ruim é que, para aprender muita coisa que foi citada acima, tive que passar um aperto, não no lado financeiro, mas no lado mental.
Adquiri vários infoprodutos que são cursos e houve um acúmulo deles. Coisas simples que poderia ter aprendido não fiz, pois tinham vários na fila.
Durante boa parte do ano eu fui uma pessoa muito preguiçosa. É ruim falar isso, mas é a verdade e se muita coisa não foi para a frente, em grande parte foi por causa de minha pouca vontade em colocar as coisas em prática no seu devido tempo.
mudanças-2014

Mudanças Para 2014

Eu poderia dizer que 2013 foi um ano longo, que começou em 2012 e talvez se estenda até parte do ano que vem.
Alguns projetos deixei de lado, posso citar aqui que foi muito grande a vontade de ingressar em alguns cursos e até participar do evento Afiliados Brasil, que houve duas edições. Porém, deixei-os de lado para ter foco naquilo que já estudava.
Para ano de 2014, vou deixar aqui como coisas que pretendo (e vou) fazer:
  • Criação de um infoproduto próprio, que seja ao menos para servir como brinde;
  • Criação de uma página de captura;
  • Mais presença com e-mail marketing;
  • Participação em eventos presenciais.
Já deixo aqui bem explícito que não se trata de uma promessa apenas, se eu não cumprir todas as tarefas até o ano que vem, você, prezado(a) leitor(a), tem o dever de chamar a minha atenção. E estou falando sério! Clique aqui para ver como poderá entrar em contato comigo.

Conclusão

Já com algum tempo de estrada na Internet, mas andando de forma incorreta, decidi que seria hora de encontrar um rumo e ter um 2013 diferente. Assim o fiz e coloquem em prática muitas das mudanças planejadas para o ano.
Algumas coisas fiz com sucesso, atingi níveis que eu, sinceramente, não pensava em chegar; esse foi o ponto que considero mais positivo. Outras não foram adiante devido à morosidade, isso foi algo ruim, porém não lamento, servirá para aprendizado.
Com certeza, hoje eu vejo que estou muito melhor do que há um ano atrás, em termos de aprendizado e isso é o que considero mais importante. Esse trabalho não seria possível sem você, caro(a) leitor(a), que participa deste blog com comentários, dando sua opinião, elogiando e criticando.
Por isso, os meus sinceros agradecimentos. MUITO OBRIGADO! 😀
E que novas mudanças, para melhor, venham no próximo ano!
Grande abraço e sucesso sempre!
*
Créditos das imagens: Free Digital Photos
*
PS: Um dos cursos que fiz fechou as vagas, mas se você quiser conhecer um pouco mais, clique na imagem abaixo para conhecer um curso onde aprendi muita coisa citada no artigo:


setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

  • É verdade Fabio Lopes a educação é a chave para o sucesso quer seja em negócios offline como online.

    E um dos maiores problemas que a maioria dos interneters marketing comentem é o acúmulo de cursos e não conhecimentos, é eu sei o que é isso.

    Eu também já adquiri vários e muitos até hoje eu nem estudei.
    E o pior é que eu não se isto aconteceu com você, muitas das vezes eu comprei cursos até repetidos e que ensinam a mesma coisa.

    Agora o meu voto que eu fiz é não adquirir mais nenhum curso enquanto não por em prática tudo o que cursos que eu tenho me ensina.
    Os meus únicos gastos serão com ferramenta e publicidade que ainda não fiz de forma massiva apenas iniciei, mais em 2014 serei mais ativo.

    Fabio Realmente os tópicos que você citou acima que você precisava aprender são realmente essencial para o sucesso de um blogueiro, eu particularmente vou copiar e guardar no meu bloco de notas.

    Um grande abraço amigo.
    Feliz Natal e boas festas.

    • Muito bem lembrado, Daniel!
      Realmente existem pontos abordados em um curso que outros abordam, mas há casos também que um complementa o outro da mesma área.
      O mais importante é termos foco e fazermos uma coisa de cada vez.
      Obrigado por sua participação!
      Feliz Natal e um 2014 pleno de sucesso a você!

  • Anderson

    Oi Fabio,

    parabéns pelo progresso.

    Agora você está pronto para “monetizar” mais os seus esforços.

    Tenha um rico 2014 😉
    Anderson

    • Obrigado por sua participação e comentário, Anderson!
      2013 foi para construir a base e os próximos anos serão monetizados.
      Grande abraço, sucesso sempre e um rico 2014 a você também!