Modelos de Negócio para Ganhar Dinheiro na Internet

Eu nem pensava em modelos de negócio quando comecei a procurar formas de renda extra pela Internet e esse foi, sem dúvida, um grande erro que consumiu meu tempo e que eu espero que ninguém cometa.

Foram horas desperdiçadas com coisas aparentemente simples, mas que no fundo não traziam resultados. Embora isso não seja sucesso, eu tiro isso como uma lição da qual tirei muito aprendizado e hoje compartilho um pouco da minha experiência com você que está lendo.

Quem está na área de empreendedorismo na Internet sabe que trata-se de um negócio, que envolvem parceiros e um pouco de investimento, para que depois venham os lucros.

Mas o que deve ser feito para ter um negócio na Internet? É o que você vai ver neste artigo:

  • Por que evitar algumas propostas;
  • Por que trabalhar com um nicho de mercado;
  • Os modelos de negócio mais lucrativos.

NEGOCIOS_ONLINE1-300x300

Modelos de Negócio para Ganhar Dinheiro na Internet

Uma das pesquisas mais concorridas nos buscadores é, sem dúvida, o termo “ganhar dinheiro na Internet“. Alguns resultados são confiáveis, pois são blogs que aconselham o que deve ser feito e o que não deve ser feito.

Em contrapartida há muita, mas muita coisa que não se deve aproveitar mesmo e o pior é que muitos acreditam que isso possa funcionar. Essas propostas nem consideram que, para ganhar dinheiro na Internet, é preciso investir em um negócio próprio.

Vamos ver somente os que funcionam, pois é isso que nos interessa, não é mesmo? 😀

Modelos de Negócio Recomendados

Antes de escolher com o que trabalhar, é importante que você saiba com qual nicho de mercado vai atuar, ou seja, com qual público vai trabalhar. É importante conhecer os desejos e as necessidades desse público para, assim, fazer um trabalho com mais foco e mais lucrativo.

Uma sugestão que eu dou é escolher alguma coisa que você tenha facilidade, ou seja, que você tenha conhecimento, pois assim terá mais facilidade para comunicar com os clientes.

Em todo curso que ensina como trabalhar na Internet que seja no mínimo bom, essa parte é abordada, afinal, você terá melhores resultados trabalhando com um público direcionado, mais específico.

Feito isso, agora é escolher a forma como trabalhar pela Internet.

Prestação de Serviços

Você digita bem? Sabe mexer com programas de edição de fotos ou de vídeos? Entende sobre códigos de site (HTML, PSP, CSS, etc.) e sabe contruir um site?

Se você respondeu “sim” a pelo menos uma das perguntas acima, você pode atuar como freelancer ou até mesmo abrir uma empresa que preste serviços via Internet.

O primeiro caso é mais simples. Digamos que você gosta de escrever e tem muita facilidade para digitar. Basta se cadastrar em um site de serviços como o VintePila, Fiverr, Workana ou outro onde se divulgam tais serviços.

Pode render um bom dinheiro, mas se você seguir esse caminho recomendo que tome cuidado para fazer um acordo com quem solicita o serviço e também para não pegar serviço além do que se consegue fazer, afim de evitar sobrecarga.

Blogmodelos-de-negocios

Este deve ser mantido como um dos principais meios de comunicação entre você e o cliente e eu penso que deve estar aliado com outras estratégias, como por exemplo e-mail marketing e programas de afiliados.

É um dos modelos de negócio mais utilizados entre webmarketers, a maioria recomenda, outros nem tanto e aqui deixo claro que o blog deve prezar, principalmente, por conteúdo de qualidade.

Se o seu blog for direcionado para um determinado nicho, deverá conter matérias relativas a ele, assim como os produtos que serão promovidos.

Quando digo conteúdo de qualidade quero dizer que coloque textos chamativos, vídeos, imagens e outros elementos que façam prender a atenção dos leitores. Pode ter uma ou outra propaganda de forma discreta, mas o principal em um blog é a informação de qualidade, postada de forma constante.

E-commerce

Também conhecido como comércio eletrônico, é um dos modelos de negócio mais difundidos. Ganhou força com a expansão da Internet, pois através da rede é possível fazer transações comerciais (comprar e vender) sem sair de casa. Eu até arrisco a dizer que as outras modalidades são formas menores de e-commerce, porém alguns autores consideram principalmente compra online de produtos físicos.

Para grandes quantias de mercadorias pode até ser interessante, porém é preciso um pouco de estudo sobre esse modelo antes de iniciar um empreendimento.

Dentre os produtos mais procurados estão livros, roupas, calçados, eletroeletrônicos e acessórios de informática.

Programas de Afiliados

Imagine a seguinte situação: você compra um produto ou serviço qualquer, gosta e recomenda para outras pessoas comprarem. Na maior parte das vezes você não ganha nada, mas isso não acontece com programas de afiliados.

Se alguém comprar algo como indicado seu, você ganha uma porcentagem sobre o valor do produto. Há programas de afiliados que pagam boas porcentagens sobre o valor.

Os especialistas garantem que dos modelos de negócios este é o melhor para iniciar, pois não precisa ter um site ou blog para fazer divulgação. Entretanto, alguns cuidados são necessários:

  • É preciso conhecer o produto ou serviço que se divulga;
  • Não adianta promover produtos ou serviços de outros nichos;
  • Não traz muitos resultados promover muitos produtos;
  • Links de afiliados devem ser promovidos de forma discreta, independente do lugar.

Se essa estratégia for feita com um blog, ambos bem planejados, certamente será sucesso.

Infoprodutos

Outra excelente forma de empreendedorismo na Internet é por meio de infoprodutos ou produtos digitais. Alguns exemplos:

  • Sites de membros;
  • Cursos online;
  • Podcasts;
  • Arquivos de vídeo;
  • Arquivos de áudio;
  • E-books;
  • Softwares.

É possível vender seu próprio infoproduto. Caso você não tenha porque não sabe como produzir, fica a sugestão de se trabalhar com programas de afiliados de infoprodutos para, posteriormente, criar um material. É interessante usar esse tempo para estudar mais sobre o assunto do negócio e ter mais propriedade quando for criar um infoproduto.

É um dos modelos de negócio com maior lucratividade. Entretanto, deve-se ter empenho para trabalhar para que consiga atingir os objetivos.

modelos-negociosMarketing Multinível (MMN) ou Marketing de Rede

Derivado do sistema de vendas diretas, é um modelo comercial de distribuição de produtos ou serviços onde os ganhos podem vir das vendas como do recrutamento de novos vendedores. As atividades de pessoas indicadas também geram lucro para quem as indicou.

Esse modelo de negócio eu não recomendo para quem está iniciando, a não ser que a pessoa já tenha experiência bem sucedida com marketing multinível, pois é preciso diferenciar este de esquemas de pirâmide.

Algumas propostas na Internet prometem retornos rápidos e fáceis dizendo que são MMN, porém é preciso muito cuidado. Isso não configura um MMN legítimo, pois os ganhos vêm, majoritariamente, do recrutamento de novos membros. Nesse caso, trata-se de um esquema de pirâmide financeira, que além de ilegal, é insustentável e antiético.

Se o lucro vem principalmente da venda de produtos, é um marketing de rede. Do contrário, é pirâmide financeira.

Qual Desses Modelos de Negócio é o Melhor?

Você pode iniciar um negócio e dar muito bem e o mesmo não acontecer comigo, utilizando os mesmos modelos. E o contrário também pode acontecer.

Não existe uma fórmula mágica para trabalhar pela Internet, o segredo é conhecer o seu público-alvo, ou o seu nicho de mercado, ter os pré-requisitos necessários para trabalhar e empenhar.

Em alguns casos é possível reunir mais de uma estratégia, mas eu deixo que é sempre importante empenhar e manter o foco nos modelos de negócios que dão mais resultados. Se não deu certo com algum modelo, tente outro que certamente irá funcionar; o que não deve acontecer é fazer sempre a mesma coisa e esperar melhores resultados.

Grande abraço e sucesso sempre!

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

  • Fernando Campos

    Olá Fábio.

    dentre os modelos que você citou eu já trabalho com blog, programas de afiliados, e venda de infoprodutos.

    Estou pensando em implantar um e-commerce com produtos importados da china através da modalidade dropship mas ainda estou estudando pois o blog e o programa de afiliados da Unidarma são hoje minhas prioridades.

    Grande Abraço e Sucesso.

    • Olá Fernando,

      No seu caso você já combina três modelos, muitos aliás fazem assim. O importante é dar prioridade para o que dá lucro e eu recomendo fortemente a Unidarma, que além de aprender muita coisa, tem um ótimo plano de afiliados.

      Muito obrigado por sua participação! Grande abraço e sucesso sempre!

  • O final do seu texto, diz tudo: ” o que não deve acontecer é fazer sempre a mesma coisa e esperar melhores resultados.”

    Temos que perder a mania de cometer o mesmo erro 1000 vezes e prestar total atenção no que dá certo!

    Abraços!

    • É isso mesmo, Everton, prestar atenção no que dá certo é fundamental.

      Muito obrigado por sua participação! Grande abraço e sucesso sempre!

  • Oi Fábio!

    Eu não me arriscaria em dizer qual é o melhor, pois realmente de cada investidor e da estratégia utilizada.

    Diria que um investidor mais ousado mesclaria 2 ou mais deles para criar uma grande estrutura para proporcionar a longo prazo ativos extraordinários.

    Parabéns pelo artigo bem rico em detalhes!

    Abraços!

    • É isso mesmo John! O melhor (ou os melhores) são aqueles que funcionarem. É possível criar uma estrutura a partir de dois ou mais modelos combinados, desde que tragam ótimos resultados.

      Muito obrigado por sua participação! Grande abraço e sucesso sempre!

  • Lindemberg Souza

    Muito bons os modelos de negócios para ganhar dinheiro na internete.

    Abraços e Sucesso!

    • Que bom que gostou, Lindemberg!
      O bom de trabalhar na Internet é que podemos variar e até mesmo juntar alguns dos modelos de negócios. 😀
      Grande abraço e sucesso sempre!

  • sandra

    Bom Dia !! sou cadastrada no programa de afiliação hotmart como estou começando agora estou totalmente perdida a sua matéria me esclareceu muitas duvidas
    Obrigada
    Sandra

    • Fico muito feliz que o artigo tenha ajudado, Sandra! 😀
      Seja muito bem vinda e volte sempre.
      Grande abraço e sucesso sempre!