Mentalidade Empreendedora É Importante nos Negócios Online?

Ter uma mentalidade empreendedora é importante na hora de desenvolver qualquer negócio, mas muitas vezes não é fácil chegar até ela.

Eu digo isso por minha vivência como funcionário público e aqui vou comparar com outros tipo de mentalidade.

No artigo de hoje irei expor três tipos de mentalidade, sendo que duas delas são muito mais comuns de verificarmos. Mas por que esse tipo de situação ocorre?

Continue lendo o artigo para saber mais.

mentalidade-empreendedora

Mentalidade Empreendedora é Importante em Negócios Online?

Antes de responder às perguntas, precisamos analisar três tipos de mentalidade, quando estamos tratando de rendimentos: mentalidade de empregado (iniciativa privada), mentalidade de servidor público e mentalidade empreendedora.

Quero deixar claro nesta postagem que não sou contra ninguém trabalhar como empregado ou servidor público, tampouco pretendo desmotivar quem possui emprego nessas modalidades, porém as mentalidades que imperam nesses dois tipos de trabalho costumam limitar as atitudes.

Existem casos de pessoas que se dedicam muito em seus empregos, vestindo a camisa da instituição e prestando excelentes serviços. A essas pessoas, que não são a maioria, eu deixo meus parabéns.

No entanto, há um número muito maior que está preocupado com o tamanho da conta bancária ou o contracheque no fim do mês e é isso me motivou a escrever este artigo.

Mentalidade de Empregado

Quem procura um emprego, normalmente fixo está em busca de salário, férias, FGTS, carteira assinada, dentre outros. Até aqui, nada de anormal, porque se tratam de são direitos garantidos por lei e se está na lei é justo que os trabalhadores tenham esses direitos.

O que eu condeno, muitas vezes, é a forma que as pessoas agem, pensando apenas nos rendimentos, afinal trabalham para ganhar dinheiro. E quanto maior for o salário, mais acomodada a pessoa fica, entrando em um estado chamado zona de conforto, que nada mais é que uma situação onde a pessoa (supostamente) encontra-se financeiramente estável e dali não quer sair, principalmente se for
para ganhar menos.

No fim das contas, muitos pensam nos rendimentos como sendo o principal e não a função exercida.

Há casos de trabalhadores(as) que são infelizes, mesmo ganhando muito dinheiro e também há casos onde o salário, mesmo alto, não supre o elevado padrão de vida.

Uma educação financeira, nesse caso, seria muito bem-vinda, que faz parte da mentalidade empreendedora.

Mentalidade de Servidor Públicomentalidade-empregado

Esta é, talvez, um desdobramento da anterior, pois quem está no serviço público está empregado e também trabalha para ganhar dinheiro. Entretanto, possui características próprias que resolvi colocar em uma categoria à parte.

Os concursos públicos hoje em dia estão cada vez mais disputados, até pessoas com pós-graduação concorrem a vagas que exigem ensino médio ou até mesmo fundamental.

Os principais atrativos de um emprego público são as possíveis vantagens oferecidas: estabilidade, plano de carreira, plano de saúde, plano de previdência, folgas, dentre outros. Em compensação, os salários não são dos melhores quando comparados com o de empresas privadas, em boa parte dos casos.

O que deveria ser um serviço de qualidade devolvido à população – os salários de funcionários públicos vêm do nosso bolso – acaba se tornando um problema, pois muitos dos serviços são ineficientes. Muito disso ocorre porque o serviço público gera uma zona de conforto, sinônimo de comodismo.

Entretanto, isso não é regra geral, pois há servidores públicos muito competentes e que prestam serviços exemplares. Mas, infelizmente, são exceção.

Mentalidade Empreendedora

Ao contrário dos casos acima, quem tem mentalidade empreendedora age de forma completamente diferente, pois faz o dinheiro trabalhar para si. Alguns outros pontos também podem ser identificados:

  • Estudar conteúdos relacionados à área de interesse;
  • Testar métodos;
  • Assumir riscos;
  • Chamar para si a responsabilidade;
  • Errar ou falhar, tirando isso como aprendizado;
  • Acertar;
  • Agir com foco no cliente e na excelência do trabalho;
  • Persistir.

Conclusões

Ao chegar em uma oportunidade nova para ganhar dinheiro, não são poucos os casos de pessoas que indagam quanto será o ganho diário, semanal ou mensal. Um negócio online não possui uma renda fixada por período, portanto, não tem cabimento em falar de salário.

Mudar a mentalidade é mais difícil do que se pensa, mas é preciso dar o primeiro passo e ter persistência para não desistir no caminho.

Quem vai trabalhar na Internet deve estar ciente de duas coisas:

  1. Trabalha em um negócio;
  2. Não deve confiar no salário ou em outra forma de renda fixa.

Portanto, os rendimentos variam de mês a mês. É preciso ter uma mentalidade empreendedora, pensar que está na área de negócios online e na satisfação do cliente para que o sucesso seja alcançado.

Mesmo pessoas que trabalham com carteira assinada ou no serviço público não estão impedidas de ter características de mentalidade empreendedora, afinal, se realizam seu serviço com empenho estão fazendo algo acima da média.

E para ter uma mentalidade empreendedora é sempre importante exercitar o cérebro com leitura. Sugiro clicar aqui no excelente artigo do Maicon Rissi, que fala que temos que ter mentalidade de empreendedor para trabalhar na Internet. Clique aqui e baixe dois e-books que falam sobre o tema. E também leia livros nessa área, que fará muito bem!

Espero que goste!

Grande abraço e sucesso sempre!

Créditos das imagens: Free Digital Photos

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

  • Excelente artigo, Fábio!

    Realmente pra ter sucesso e resultados nos negócios online, precisamos de ter uma mentalidade de empreendedor.
    Caso contrário, o sucesso dificilmente virá.
    Obrigado por citar meu artigo em seu blog.

    Abraço e sucesso!

    • Olá Maicon,

      Seria uma injustiça não citar o seu artigo, pois foi uma fonte de inspiração para escrever este.
      No mais, concordo com você, para ter sucesso a mentalidade de empreendedor é fundamental.

      Muito obrigado por sua participação. Grande abraço e sucesso!

  • Lindemberg Souza

    O artigo é muito bom.
    Com certeza essa mentalidade nos ajuda.

    Abraços!

    • Fico feliz que tenha gostado do artigo, Lindemberg! 😀
      Obrigado por sua participação. Grande abraço e sucesso sempre!