Uma Outra Maneira de Lidar com o Fracasso

Ao se falar em fracasso muitas pessoas se assustam e há quem até evite o uso dessa palavra.

Eu tenho certeza que, assim como eu, você empreendeu algum projeto e o mesmo não foi até o final. Acontece com muitas pessoas, porém o problema é a forma como se encara a situação.

Lembro-me de quando eu tinha 5 anos de idade, levei um tombo com força e a pessoa que fez curativos em mim disse que não precisava chorar, pois quem cai cresce muito. Como eu era muito miúdo e estava reclamando das dores, essa frase serviu não apenas como um consolo, mas sim como incentivo para outros “tombos” que tomei durante a vida.

Fracassei várias vezes e tudo que fazia parecia se conspirar contra mim. Mas o dia que passei a ver as coisas de uma forma diferente, as coisas mudaram e é isso que tenho para dividir com você que está lendo.

fracasso

Neste artigo vamos ver:

  • Quais fatores levam a pessoa a fracassar;
  • Como a maioria age, diante de uma dificuldade;
  • O que fazer quando se fracassa.

Uma Outra Maneira de Lidar com o Fracasso

Quando fazemos algo que não deu certo, que falhou, estamos na situação do fracasso. Nesse caso, não conseguimos atingir os objetivos pretendidos.

Não são poucos os casos de pessoas que logo desistem ao encontrar uma dificuldade no meio de um projeto. É mais cômodo reclamar da situação do que encarar o problema de frente e vencê-lo. Eu tenho certeza que você conhece algum caso desse tipo.

Vários são os motivos que levam uma pessoa fracassar, mas dois se destacam em relação aos outros: a falta (ou até mesmo a inexistência) de um objetivo, de um planejamento e o pouco ou nenhum empenho para realizar trabalho.

Tendo um objetivo bem claro, é importante fazer um planejamento e segui-lo. Esse é um item para que algo não dê certo, pois assim não estabelece uma orientação, a pessoa fica perdida e não sabe o que fazer primeiro, não dá prioridade e acaba se atrapalhando toda. Portanto, reforço a ideia de ter um objetivo bem definido e um planejamento que seja prático. Caso o objetivo seja muito complexo, é interessante dividir em metas.

Não vai adiantar nada ter um excelente planejamento se o mesmo não for seguido. Daí vem o outro motivo que faz as pessoas fracassarem mais. Quando falamos em trabalhar pela Internet isso se torna mais grave, pois são muitos os imediatistas, que esperam resultados rápidos, o que faz com que muitos se acomodem.

Ainda relacionado à falta de dedicação posso citar o medo como um fator determinante para um projeto falhar. Esse sentimento provoca paralisia e deve ser eliminado, se quisermos empreender algo.

 O Fracasso Tem Seu Lado Bomfracasso-nova-maneira

Não estou louco e nem você leu errado. Continue com a leitura que vou explicar.

Diante de uma dificuldade, muitos pensam que não conseguem superar essa situação e desistem do que pretendiam fazer. Ao invés de procurar uma outra forma para realizar, essas pessoas procuram ficar quietas, acomodadas ou então reclamando que tudo está ruim e que nada dá certo.

É comum ver em muitos o pessimismo e isso já está provado que não faz bem nenhum para quem quer ter o sucesso.

O problema, em muitas das vezes, não é tanto o fracasso em si, mas a forma como ele é tratado: uma barreira intransponível, algo que falhou e que depois disso nada mais pode ser feito.

O fracasso pode e deve ser visto de uma outra forma, não como uma barreira ou como um fim, mas sim como um desafio a ser superado, uma maneira de aprendizagem e de como sair de uma situação de dificuldade. Eis aí uma excelente oportunidade para que os mesmos erros não sejam cometidos no futuro!

Mas para isso é necessário fazer uma reflexão da atitude e da maneira como o trabalho era feito. Algumas perguntas podem ajudar nesse caminho:

  • Qual era o meu objetivo?
  • Houve erro ao fazer o planejamento?
  • Há outro jeito de fazer para obter tal resultado?
  • Devo buscar outras metas e prazos?
  • Meu objetivo é realmente esse?

Outras perguntas podem ser adicionadas para melhor detalhar o problema. Quanto mais detalhado, mais fácil de identificar a situação.

Tenha ciência que várias pessoas de muito sucesso já testaram, falharam e nem por isso desistiram. O que essas pessoas viram não foi uma barreira e sim uma forma de como não fazer determinada atividade.

sucesso-e-fracasso

Conclusão

Não atingir os objetivos desejados é muito ruim, é uma situação onde a pessoa falha devido à falta de dedicação em executar alguma atividade, planejamento não muito bem feito ou inexistente ou até mesmo por causa do medo de seguir em frente.

Entretanto o fracasso tem a sua utilidade. O problema não está tanto na situação em si que o gerou, mas no foco que é dado às falhas, às frustrações. Se essa situação for bem analisada serão encontrados diversos problemas e isso servirá como uma lição.

Mais adiante, no futuro, ao se deparar com uma dificuldade, esses ensinamentos servirão para que os mesmos erros não sejam cometidos novamente.

Grande abraço, sucesso sempre e até breve!

Créditos das imagens: Free Digital Photos

setas-para-baixo

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

  • Juliano Abrahão

    Oi Fábio, tudo bem?

    Cara, show de bola seu artigo, afinal de contas, pra muita gente o fracasso é o fim.

    Quando na verdade é apenas o começo de um aprendizado que nunca mais será esquecido e temos a chance de nunca mais cometê-lo.

    Eu mesmo vivo fracassando com ações que invisto.

    Mas até aí, isso é normal para aqueles que arriscam, dão a cara pra bater, e não tem medo de evoluírem.

    Abraços.

    • Olá Juliano! Tudo bem sim, e você?

      Conheço várias histórias de pessoas que conseguiram sucesso após dezenas, até centenas de tentativas. É um ótimo momento para sabermos o que fazer ou não, já aprendi muito com fracassos que já tive. 😀
      Obrigado por seu comentário, agregou muito valor ao artigo.

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Afonso

    Olá amigo Fábio, somos perseguidos por muitos pontos negativos, sem sombra estamos fadados ao fracasso é a pura verdade que vocês diz no seu artigo, todos nós temos dentro da gente uma força, é essa força é a vontade de vencer de conseguir nossos objetivos e deixar de lado a mesmice, todos os dias 24 horas temos um obstáculo a percorrer, é não deixar cair no desuso da imaginação pensar que nada vai dar certo. E por isso fico muito agradecido por passar para as pessoas o significado de não fracassar.
    Abraços
    Afonso

    • Olá amigo Afonso,

      Concordo com as suas palavras, afinal o fracasso existe e temos é que tirar as lições dele para que os erros cometidos hoje não sejam cometidos amanhã. Muito obrigado por sua participação, agregou bastante valor!

      Grande abraço e sucesso sempre!