Informações Na Internet E Supermercados: Uma Comparação

As informações que temos à disposição na Internet chegam a lembrar, em certos momentos, um supermercado. Você já reparou nisso?

Se ainda não, deixo como um exercício. Da próxima vez que for a esse tipo de estabelecimento comercial, repare quais são os produtos que estão mais em destaque, quais ficam na frente e coloque-se na situação de alguém que procura por alimentos naturais ou por produtos usados com mais frequência.

Pareceu complicado? Permita-me explicar!

É fato que muitas pessoas, principalmente no início dos negócios online, se perdem no meio de um número muito grande de informações, algumas com pouca ou nenhuma relevância.

O mesmo acontece com os produtos dispostos no supermercado. Juntando as duas coisas, surgiu a ideia deste artigo. Continue lendo para saber mais:

  • Como as pesquisas por informação eram feitas no passado e como são no presente;
  • Como é a disposição de produtos em supermercados;
  • O que fazer para obter informações relevantes.

informações-na-internet

Informações Na Internet E Supermercados: Uma Comparação

Antes de prosseguir com a leitura, por favor assista este vídeo, que é uma introdução deste artigo:

Histórico de Busca Por Informações

Até algumas décadas atrás, a busca por informações era uma coisa complicada de se fazer. Para se ter acesso a bons livros ou a outros tipos de fontes confiáveisera preciso se deslocar bastante, os meios de transporte e de comunicação não tinham a rapidez dos dias atuais.

Com o passar do tempo as coisas evoluíram. A invenção da imprensa permitiu a produção de conteúdos em maior quantidade e em menos tempo, fato que foi acelerado pela Revolução Industrial.

Os meios de comunicação fizeram com que as distâncias se encurtassem, permitindo uma maior velocidade dos dados e um maior acesso à informação.

Primeiro veio o telégrafo, seguido do telefone, do cinema, do rádio, da televisão e, mais recentemente, da Internet, que possibilita a transmissão de muitos dados em frações de segundo.

E é nela que vamos concentrar, pois seu volume de informações já produzidas é algo que não conseguimos imaginar. Até arrisco a me dizer que, em certos momentos, chega a ser um imenso supermercado virtual.

Disposição De Produtos Nos Supermercados

Eu utilizei o exemplo do supermercado pois é um lugar onde temos vários produtos com as mais diversas finalidades e de diferentes marcas. Há ainda aqueles que até vendem eletrodomésticos, pequenos móveis e outros.

Alguns são utilizados no dia-a-dia, ao passo que outros podem ser comprados uma vez ou outra – ou nem isso.

informações-supermercado

Nas prateleiras da frente, é comum a exposição de produtos chamativos, como bebidas, salgadinhos, brinquedos e biscoitos. Frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, utensílios de limpeza e outros produtos de necessidade estão em partes mais afastadas, o que obriga o consumidor a fazer uma caminhada a mais.

É uma jogada que está presente na maioria dos supermercados. De forma alguma estou aqui para criticar, apenas estou mostrando como é a distribuição dos produtos dentro do estabelecimento.

Aliás, alguns que estão destacados até vêm em grande número e não nos interessam. Como exemplo, repare a quantidade de marcas de biscoito que há.

Quem vai a um supermercado fazer grandes compras normalmente faz uma lista e a leva consigo para ter um melhor controle, pois se não fosse isso a pessoa poderia sair comprando tudo que vê pela frente, esquecendo do que é básico e lotando o carrinho com supérfluos. Isso sem falar no tempo desperdiçado.

Informações na Internet

Mas o que isso tem a ver com informações encontradas na Internet?

A grande diferença está no fato que o supermercado é dividido em setores que facilitam a localização de cada produto.

Na Internet há muito conteúdo, muitos são de qualidade e outros não, pois fogem totalmente do assunto do qual estamos interessados. É verdade que os mecanismos de busca (em especial o Google) fazem uma varredura pelos conteúdos, o que facilita em muito a nossa busca, mas os resultados que aparecem em muitas vezes não está relacionado com aquilo que procuramos.

E quando falamos em ganhar dinheiro na Internet temos uma enxurrada de resultados que, muitas vezes, não nos interessa. E aqui nós vamos encontrar uma outra semelhança com o supermercado, pois se você não tiver um foco, uma orientação, corre o risco de comprar tudo o que vê pela frente.

Pode acontecer também de assinarmos algumas listas de e-mail e, de repente, chegar milhares de mensagens, várias promovendo o mesmo produto. E agora, como agir nesse momento?

informações

Já Pensou Em Selecionar As Informações?

Empreendedorismo na Internet exige informações não em quantidade, mas em qualidade. E para isso é fundamental fazer uma selecionar tudo o que você recebe, seria uma espécie de filtragem.

Antes é preciso escolher um nicho de mercado, restringir em um assunto e tirar o máximo de dele. Para isso, procure fóruns que tratam desse tema, blogs, leia livros e interaja com outras pessoas que atuam nessa área.

Se você está promovendo infoprodutos, seja para uso próprio ou promoção de afiliados, não saia comprando tudo de uma vez, pois isso mais prejudica do que ajuda. Tire o máximo que puder de um número menor de produtos e, se for um material de qualidade inferior ou duvidosa, não lamente o fracasso, tire uma lição valiosa e comece outro projeto.

Seguir as pessoas corretas é imprescindível, pois elas têm experiência e dirão o que pode ou não ser feito, fora o fato de estabelecer excelentes parcerias de negócios.

Um bom planejamento servirá para orientar a caminhada. Tendo bem claros objetivo, metas, prazos e atividades a se fazer, fica mais visível que tipo de informações devem ser utilizadas ou não.

Da mesma forma que no supermercado, tenha em mãos uma lista escrita com as prioridades das informações que procura e o que você pretende fazer para ajudar outras pessoas. O que não for relevante, deixe de lado, pois isso consome o tempo e até mesmo dinheiro.

Assim, as informações que são de qualidade e relevantes, são processadas na mente e transformadas em conhecimentos.

Conclusão

O supermercado é um estabelecimento comercial que oferece muitos produtos, alguns possuem marcas e preços variados. De maneira análoga, a Internet é cheia de informações, diversas possuem conteúdos parecidos. Mesmo algumas que aparecem em destaque, elas podem não ser interessantes para a atividade que se exerce.

Há uma grande quantidade de conteúdo gratuito, porém a informação na Internet também pode ser comercializada na forma de infoprodutos. E ainda há os anúncios, que não sendo do nosso interesse, são dispensáveis de observar.

O importante é saber com o que você quer trabalhar e quais serão as melhores ferramentas para isso.

Espero ter ajudado com mais essa dica. Grande abraço e sucesso sempre!

Créditos das imagens: Free Digital Photos

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!