Notice: Undefined index: epico-tiny in /var/www/fabiodasilva.net/htdocs/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 43

Notice: Undefined index: epico-tiny in /var/www/fabiodasilva.net/htdocs/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 45

Foco – Definição e Sua Importância

Frases como “é preciso ter foco” ou então “deve-se focar em tal coisa” tornam-se clichês quando utilizadas de maneira quase que automática, sem que a pessoa saiba do que está falando.

Eu mesmo evitei usar por um bom tempo, pois tinha entrado em uma furada e quem me indicou vivia falando disso sempre, ligando-me todos os dias de manhã ou enviando-me mensagens através do MSN.

Depois eu resolvi mudar e fiz um curso de educação financeira e empreendedorismo, aí eu vi a importância desse assunto.

Hoje vejo com outros olhos, não consigo ver como ser produtivo sem foco e isso me motivou a escrever este post.

Ao terminar, você vai aprender:

  • Qual a origem do significado de foco;
  • Por que é importante focar em uma ou poucas atividades;
  • O que fazer para não dispersar ao trabalhar na Internet.

Foco – Definição e Sua Importância

foco

Às vezes temos que ser radicais, ou seja, ir até à raiz das coisas.

É justamente isso que farei neste artigo, pois fui buscar o significado de foco na Física.

Eu sei que muitos não gostam dessa matéria, mas há muitos conceitos que vêm dela que são úteis e que usamos de maneira automática.

Conceito de foco – um pouco de Física

A ideia inicial vem da Física, mais especificamente da óptica, que é a área dessa ciência que estuda os fenômenos relacionados à luz e à visão, sendo o foco definido como o ponto de concentração de raios luminosos que passam por uma superfície transparente.

No vídeo abaixo falo um pouco da definição e dou alguns exemplos de equipamentos que se não tiverem o foco bem ajustado não trazem o resultado esperado.

Conceito de Foco em Atividades

A ideia é a mesma da Física: concentração em um único ponto.

Só que agora nós concentramos outras coisas, como esforços, trabalho e atenção.

Ao exercer um trabalho é importante focar no que é mais importante, ou seja, nas coisas que trazem um melhor resultado e/ou que são relevantes.

Vamos a um exemplo prático? Veja o vídeo abaixo e conte quantos passes são dados pelo time de branco.

Eu gosto muito desse vídeo! 😀

Note que, na primeira parte, você pode nem ter reparado no urso dançando Moonwalker.

Isso aconteceu porque você estava concentrado contando os passes que eram dados pelos jogadores que estavam usando uniforme branco.

O contrário iria ocorrer caso você reparasse no rapaz fantasiado de urso dançando, provavelmente não contaria os passes.

Nenhuma pessoa dá conta de manter a atenção nas duas coisas ao mesmo tempo.

Sendo assim, o melhor é decidir o que se fazer e concentrar-se nessa atividade, tomando cuidado para não haver dispersões, pois isso melhorará os resultados e também a qualidade do que é feito.

Resumindo, maior produtividade.

Foco nos Negócios Online

modelos-de-negocios

Quando falamos de empreendedorismo na Internet a atenção deve ser maior, pois a tendência é realizarmos várias atividades ao mesmo tempo.

Coisas que aparentemente podem parecer pequenas como ouvir música, ler e responder e-mails e olhar redes sociais acabam por comprometer o trabalho, pois desviam nossa atenção.

Para que a concentração seja mantida (e o foco também), é recomendável:

  • Trabalhar em um ambiente tranquilo e organizado;
  • Desconectar-se dos sites de redes sociais enquanto faz o trabalho;
  • Evitar ver vídeos e, se possível, certos tipos de música (*);
  • Dar atenção principal ao que se faz no momento, como uma postagem em um blog.

Se as regras foram seguidas e os resultados não são os esperados, o melhor é mudar o foco.

Se você gostou deste conteúdo e ele fez sentido para você, compartilhe em suas redes sociais.

Coloque seu e-mail abaixo deste artigo e assine para receber nossas atualizações.

Até o próximo artigo! Grande abraço e sucesso sempre!

(*) Observação: Algumas pessoas conseguem trabalhar melhor ouvindo certos tipos de música, como instrumental ou clássica. Este não é o meu caso, devido à minha formação musical (eu reparo nas notas ou nas letras de música). Cada caso é um caso e o mais importante é manter o foco e não deixar que distrações tirem a concentração.

  • Sensacional amigo Fabio! Muito motivador como sempre são as suas matérias, mas essa em particular deu uma sacudida maior em mim. Venho enfrentando problemas com crise de ansiedade e isso estava me prejudicando. Procurei tratamento e hoje estou me tratando (por isso sumi da internet), mas por ter FOCO estou voltando com mais força e determinação, e de cara ler um belo post e ver videos assim nos deixa mais elétricos! Muito obrigado por isso amigo. Abração e sucesso!

    • Fico muito feliz em saber que estou ajudando outra pessoa! 😀
      Olha amigo, eu também estive um pouco pra baixo depois que voltei de férias. Mas superei isso e estou tomando altas doses de inspiração com foco no que mais quero. E ler uma resposta como a sua deixa a gente com disposição para caminhar.

      Grande abraço, sucesso e tudo de melhor a você, amigo!

  • Wagner Alves

    Puxa Fábio eu estava precisando ler um artigo como este. Atualmente eu estou tendo essas dificuldades desvio de atenção, falta de foco e dificuldade de concentração. E ler o teu artigo foi muito intuitivo e agradável. É a primeira vez que visito seu blog prazer em conhece-lo. Um grande abraço, parabéns pelo artigo, continue fazendo posts de qualidade assim como este e fique a vontade para visitar meu blog também. Até mais.

    • Olá Wagner,

      Obrigado por suas palavras e por seu comentário! Sempre que quiser, esteja à vontade para voltar e participar mais vezes, afinal isso faz crescer o nosso trabalho.

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Leandro Silva

    Grande Fábio Lopes,

    Pirei com o vídeo de conta os passes da bola, realmente não tinha visto o urso kkkkkk.

    Show o seu artigo, é muito bom ler um artigo como esse FOCO ! Estou precisando disso mesmo as vezes perco muito tempo tentando resolve vários coisas de um só vez e ACABO NÃO RESOLVENDO NADA. KKKK

    Obrigado Fábio seu artigo me ajudou é muito.
    Grande Abraço e Sucesso @gora.

    • Olá meu amigo Leandro,

      Realmente a ideia do segundo vídeo é essa mesma: prestar atenção, que tem tudo a ver com foco. Ao prestar atenção nos passes de qualquer um dos times você não vê o cara fantasiado de urso chegando e dançando. O contrário também ocorre, se ficar atento no urso perde-se a contagem dos passes.
      Foco é importante para muitas coisas que fazemos, o importante é uma de cada vez.

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Fora de série o artigo Fabio, parabéns mesmo!
    Ter foco é muito importante nos negócios, mas o foco certo no que realmente produz resultados é o que faz a diferença!

    Grande abraço
    Felipe Moreira

    • É isso mesmo, Felipe, temos que ter o foco no que dá resultados.
      Muito obrigado por sua participação e por seu comentário!

  • Olá Fabio.

    Muito legal o seu artigo. Realmente quando se tem foco em duas coisas acabamos por não ter foco em nenhuma.
    O seu artigo e o vídeo do urso transmitiram isto de uma forma muito clara.

    E geralmente nós que mexemos com negócios online é muito fácil de se dispersar e perder o foco em muitas coisas como rede social, email e outras coisas mais, agente tenta ser multitarefa e acaba não fazendo nenhuma que preste.

    Um grande abraço Fabio e sucesso.

    • Olá Daniel,

      É isso mesmo, nossa tendência em frente ao computador é fazer muitas coisas de cada vez pensando que isso agiliza, mas o que ocorre é o oposto.

      Grande abraço e sucesso a você também!

  • Pingback: ()

  • Pingback: ()

  • Ilma Soares Vieira

    Eu pensei em foco na Geometria da seguinte maneira: raios convergentes e raios divergentes numa circunferência. O Mandala tem raios convergentes. Raios convergentes você tem um centro. Raios divergentes, você vive perdido no labirinto do inconsciente sem objetivo sem rumo, pensando em tudo e ao mesmo tempo em nada vivendo numa confusão mental. gostei! E até me fez pensar nisso. Gratidão!

    • Olá Ilma! A ideia de foco vem mesmo da Geometria, é muito aplicada na Física e agora tem o seu comentário para agregar ainda mais conhecimentos. Gratidão por participar!
      Forte abraço e sucesso!