Conteúdo De Qualidade – Use Para Se Destacar

A Internet é muito variada e só quem produz conteúdo de qualidade consegue se destacar.

Não sou eu que afirmo isso, mas sim vários e vários profissionais que trabalham online. Aliás, até existe uma frase que diz “conteúdo é rei”.

É verdade que os vídeos estão tomando cada vez mais conta da Internet, mas a escrita tem muita importância e isso deve permanecer por um bom tempo.

A fala, historicamente, antecede a escrita. Só que as palavras faladas podem se perder, a não ser que sejam registradas de alguma forma – incluindo aí os vídeos.

E a escrita surgiu como uma forma de se registrar as atividades através de ícones. Ao longo dos séculos foi evoluindo, primeiro eram desenhos rupestres (feitos em pedras, nas cavernas), seguidos pelos hieroglifos, alfabetos e ideogramas.

Os alfabetos são conjuntos de letras, os elementos básicos da escrita e é a partir deles que os motores de busca fazem a varredura do conteúdo da Internet, daí a escrita ter importância por um bom tempo.

Mas o que tudo isso tem a ver com o assunto principal do artigo? Leia mais para saber:

  • Tipos de conteúdo propagados na Internet;
  • O que é conteúdo de qualidade;
  • A importância de um texto bem escrito.

conteúdo de qualidade

Conteúdo De Qualidade – Use Para Se Destacar

Primeiramente, precisamos definir os tipos de conteúdo que são propagados online.

Os conteúdos em áudio são representados por podcasts, músicas, entrevistas, arquivos para hipnose, dentre outros. Não é o que vai interessar nesse artigo, embora para certos casos tenha muita eficiência.

Conteúdos visuais são vídeos, imagens, infográficos e os conteúdos escritos. Este último é o que vai nos interessar mais e resolvi colocá-lo aqui porque é através da visão que vamos perceber as palavras que são postadas.

E há os conteúdos mistos, onde tem tanto a parte visual e escrita.

Em todos eles, os motores de busca (sites de pesquisa como Google, YouTube, Yahoo, Bing, etc.) fazem a busca pelo termo digitado no campo de pesquisa. Às vezes uma imagem ou vídeo pesquisado não condiz com o resultado, simplesmente pelo fato ter um título diferente.

Agora que você já sabe um pouco dos motores de busca, já deve perceber a importância da escrita para a Internet. E aqui vou tratar mais dos conteúdos que são escritos em forma de artigos em blogs.

O Que É Conteúdo De Qualidade?

É aquele conteúdo que a pessoa encontra as seguintes características (ou pelo menos algumas delas):

  • Resposta para seus problemas, medos, anseios, frustrações ou dúvidas;
  • O texto é bem elaborado;
  • Se fala de algum produto, o faz de forma discreta, destacando seus benefícios;
  • Fácil de ser encontrado pelos sites de pesquisa.

No caso de um blog, não adianta ele apenas ter uma boa estética, ou seja, ter um tema que o deixe bonito, cores agradáveis e imagens em quantidade certa.

Também não adianta só ser um blog funcional, onde o texto é otimizado para mecanismos de pesquisa, tem integração com redes sociais e um tema que se ajusta a qualquer dispositivo.

Sim, os dois fatores acima são importantes, mas o que vai mais contar em um blog é o que está escrito nele. Se for um conteúdo de qualidade ganhará destaque nas pesquisas, podendo aparecer nos primeiros resultados.

Caso o blog ou o artigo não saia do ar, esse conteúdo permanecerá online por muito tempo.

conteúdo-de-qualidade

Vantagens Do Conteúdo De Qualidade

Um blog que não possui visitantes é quase como se estivesse morto e, para que mais pessoas o acessem, é necessário que haja algo bom para ser lido.

Um texto bem escrito prenderá a atenção do leitor e este, gostando do conteúdo, irá recomendar a leitura para outras pessoas, trazendo assim mais visitantes e mais pessoas interessadas no assunto tratado.

Com o passar do tempo, o autor do blog será visto como um especialista naquele assunto, passando assim autoridade e ganhando destaque.

E em se tratando de empreendedorismo na Internet temos um ponto fundamental, pois ao passar mais autoridade gera-se mais confiança. E os leitores seguirão as recomendações do blogueiro, gerando assim mais vendas.

É Difícil Produzir Conteúdo De Qualidade?

Não, existem as técnicas e ferramentas corretas para se produzir um artigo que seja ao mesmo tempo de valor e otimizado para os sites de pesquisa.

Só que havia um problema: faltava no mercado brasileiro um produto que desse uma orientação nesse sentido.

Foi pensando nessa lacuna que meu amigo e parceiro de negócios Manassés Moraes lançou o Artigo Marketing, que é uma série de lições que ensina como produzir conteúdo de qualidade e ainda como o espalhar de forma viral pela Internet.

Clique aqui para ler uma análise do Artigo Marketing!

Conclusão

À exceção dos blogs que tratam mais com imagens (fotologs e vlogs), não basta um blog ter um excelente design com cores agradáveis, colunas nos tamanhos certinhos e imagens que agradem nossos olhos. Tampouco basta ter um site que seja bem otimizado para motores de busca e com um tema que se adapte a smartphones e tablets.

Um texto pode ser o melhor já escrito, mas deve estar em um blog que tenha as duas características acima.

E quando os três estão juntos, temos, efetivamente, um conteúdo de qualidade, que cada vez mais ganha importância nos sites de busca, o principal lugar para pesquisas nos dias de hoje.

É assim que quem investe no marketing de conteúdo ganha destaque e aparece cada vez mais. Por isso, fica a minha recomendação para dar uma atenção a essa modalidade, se você deseja trabalhar pela Internet.

Grande abraço e sucesso sempre!

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!