9 Benefícios Da Leitura Para o Crescimento Pessoal

leitura-importante

Este artigo inicia uma nova categoria do blog, onde vou recomendar leituras que contribuem para o nosso crescimento pessoal e, assim, fazer com que a pessoa se destaque.

Antes de recomendar, digo que não é novidade para muitos que a leitura traz muitos benefícios, principalmente no que diz respeito a aprender novos conhecimentos e contribuir para o crescimento pessoal. Abaixo, eu relaciono 9 desses benefícios:

1) Aquisição de conhecimentos

O hábito de ler traz informações novas, que são transformadas em conhecimentos, uma das maiores “armas” do crescimento pessoal.

2) Formação de opinião

A leitura nos faz confrontar com o ponto de vista do autor e isso leva à reflexão e, consequentemente, à formação de opinião sobre um determinado assunto, mesmo que para isso nossos pontos de vista sejam mudados.

3) Capacidade de argumentar

Com uma opinião bem formada e estruturada por meio da leitura, a capacidade de argumentar torna-se desenvolvida.

4) Ampliação do campo de visão

Ler nos faz ter uma visão maior das coisas, por vários ângulos diferentes e por outros pontos de vista.

5) Estímulo à imaginação

É possível, através da leitura, imaginar o que se passa que o autor descreve. Um texto bem escrito pode nos conduzir a lugares, imaginar cores ou sons. É uma das melhores formas de se relaxar que se conhece.

6) Ampliação do vocabulário

Com a leitura, temos contato com outras palavras e a possibilidade de aprender os seus significados, usando-as nos seus mais variados sentidos.

7) Melhora da escrita

Quem lê mais escreve melhor e de maneira natural, tendo opinião bem estruturada, boa capacidade de argumentar e vocabulário rico. Aliás, escrita e leitura andam juntas.

8) Estímulo à criatividade

Com novas ideias, opiniões formadas e facilidade para escrever, fica fácil criar coisas novas ou melhorar projetos já existentes.

9) Bom funcionamento da mente

Mais leitura, mais atividade da mente e menos preguiça, estimulando novos conhecimentos.

leitura-crescimento

A leitura deve ser feita com prazer e não ser encarada como uma obrigação chata. Assim, as coisas vão fluir mais naturalmente e os resultados pretendidos virão com mais facilidade.

Nem todos os materiais, entretanto, merecem leitura. Para que você possa ampliar o seu crescimento pessoal e se tornar expert em sua área de atuação o mais indicado é que leia publicações de qualidade relacionadas a ela e invista em você mesmo para que possa atrair a atenção de outras pessoas. Revistas de futilidades e a maioria das notícias veiculadas nos meios de comunicação trazem uma carga muito negativa e por isso não são indicadas.

Leia artigos, revistas, livros e blogs que tenham relevância e qualidade. A tecnologia pode ter avançado bastante, mas nada substituirá a leitura para fortalecer o seu crescimento pessoal e enriquecer os seus conhecimentos.

Grande abraço e sucesso sempre!

  • Caio Nóbrega

    A leitura em si, estimula a imaginação, e nada melhor que ter uma mente fértil para nos livrar do cotidiano da vida. Muito bom a sua matéria.

    • É verdade Caio! Uma mente fértil é campo para novas ideias.
      Muito obrigado pela sua participação. Grande abraço e sucesso sempre!

  • Adriana Patarello

    Adorei!!! Bom, sou suspeita para falar, pois o meu vício chama-se LEITURA.

    • Que bom que você adorou! 😀
      Se a leitura é de bons conteúdos, não vejo como vício e sim como um bom hábito.
      Grande abraço e sucesso sempre!