Notice: Undefined index: epico-tiny in /var/www/fabiodasilva.net/htdocs/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 43

Notice: Undefined index: epico-tiny in /var/www/fabiodasilva.net/htdocs/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 45

8 Dicas de Como Usar Melhor as Redes Sociais

Os sites de redes sociais estão entre os mais acessados do mundo e as pessoas os utilizam de diversas formas: encontrar pessoas, estabelecer relacionamentos, procurar empregos e até fazer comércio. Mas será que todas estão corretas?

Hoje quero falar um pouco sobre eles e também a melhor maneira de aproveitá-los.

redes-sociais

8 Dicas de Como Usar Melhor as Redes Sociais

Redes sociais são pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relações, com objetivos e valores comuns partilhados entre si. Existem diferentes tipos de redes sociais, algumas são mais abrangentes e outras são mais específicas. Há aquelas que são de relacionamento (Facebook, Orkut, Twitter, MySpace, Badoo, etc.), profissionais (LinkedIn), redes comunitárias, políticas e algumas que abordam assuntos específicos.

Independente do tipo, há uma coisa em comum, para tirar o melhor proveito: a forma de se portar. Assim, você criará uma imagem positiva sua, utilizando algumas das técnicas do marketing de atração para tirar melhor proveito de seu negócio online.

1. Seja Autêntico

Se você vai criar um perfil (ou já tem um), fale sobre você mesmo. Nada de inventar coisas que não condizem com a realidade, pois sabemos que mentiras têm pernas curtas. É interessante também falar das coisas que você gosta ou que possui conhecimento – as duas juntas, melhor ainda!

2. Cordialidade

Ao entrar em contato com outras pessoas, fale com elas com respeito e educação, como se estivesse falando cara-a-cara. Afinal, só seremos respeitados se fizermos assim com os outros.

3. Adicione Quem Conhece e/ou com Interesses Próximos

Há horas que penso que muitos devem seguir aquela música do Roberto Carlos que diz “eu quero ter um milhão de amigos” sem atentar para o fato de que o número de amigos ou seguidores é limitado em vários casos e, se adicionar um número grande em pouco espaço de tempo, o risco de ter a conta cancelada é alto. Insira entre seus contatos pessoas que já conhece ou que gostaria de conhecer.

Sempre que for adicionar alguém, deixe uma mensagem e explique o motivo de colocar em sua lista, assim evitam-se os sustos.

4. Evite Exposição Excessiva

Fotos pessoais abertas ao público e algumas informações como endereço ou número de telefone são dados que podem ficar escondidos, caso a rede seja mais aberta. A exposição excessiva é um prato cheio para crimes virtuais.

5. Participe de Discussões Saudáveis

Alguns temas polêmicos não devem sequer ser tocados. Veja qual é o tema da discussão, atente-se a ele e dê opiniões construtivas.

6. Otimize o Tempo

Passe o tempo apenas necessário, seja para postar um recado, desejar um feliz aniversário, etc e evite aplicativos e jogos que fazem mais é perder o tempo. Alguns sites de redes sociais são mestres em fazer os usuários perderem tempo, portanto, o melhor é nem se cadastrar neles.

7. Evite a Prática do SPAM

Há quem diga que o SPAM seja apenas o envio em massa de e-mails não autorizados, mas a postagem de um mesmo recado ou de um mesmo link repetidas vezes também encaixa-se nessa categoria, o que pode bloquear ou até mesmo cancelar sua conta.

8. Tenha Foco

Atente-se para o seu objetivo nas redes sociais. Se você participa de alguma que seja profissional, fale apenas sobre temas ligados à profissão; já se for um site de relacionamentos, é interessante falar um pouco da vida pessoal, tomando o devido cuidado para não abusar.

sucesso-redes-sociais

Abaixo, cito algumas redes sociais interessantes. Posso ter deixado alguma de lado, como as de perguntas e respostas ou que compartilham fotos. Essas são apropriadas para divulgar um negócio na Internet:

Facebook – Maior rede social do mundo e um dos sites mais acessados, possui diversos recursos que integram a outros sites.

Youtube – 3º site mais visitado do mundo, onde se compartilham vídeos e é possível interagir com outros usuários.

Twitter – Microblog que permite comunicação quase que instantânea com outros usuários, postando-se, no máximo, 140 caracteres.

LinkedIn – Rede social específica para profissionais, com mais de 200 milhões de usuários pelo mundo.

Pinterest – Site de compartilhamento de fotos relacionadas ao seu interesse, onde também é possível a interação com outros usuários.

Google + – Rede social do Google com alguns recursos interessantes. Não se trata de um upgrade do Orkut, mas sim uma rede totalmente diferente e que tem como vantagem a rápida indexação no principal site de pesquisas do mundo. É pouco utilizada, mas eu recomendo que seja criado um perfil nessa rede.

Orkut – Uma das primeiras redes sociais de grande alcance no Brasil, hoje com número de usuários diminuindo. Devido ao número de postagens caracterizadas como SPAM e ao número de usuários decrescente, é cada vez menos recomendada.

Espero que esta postagem seja útil para você. Se gostou, pode compartilhar em suas redes. Sugestões, críticas e elogios são sempre bem-vindos.

Grande abraço e sucesso sempre!

setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

  • Olá Fabio, muito bom seu artigo, gostei de suas abordagens.

    As redes socais hoje em dia são fundamentais para o sucesso de um empreendimento, mas devemos saber usa-las.

    Abraço e Muito Sucesso com seu Blog.

    • É isso mesmo, Jonatas!
      Se usarmos as redes sociais de forma correta, é um passo importante para o sucesso.
      Grande abraço e sucesso a você também!

  • Lindemberg Souza

    Olá Fabio Lopes,
    Suas dicas são fundamentais
    sabendo usas as redes sociais podemos ganhar um bom dinheiro na internet.

    Abraços

    • Olá Lindemberg!

      É isso mesmo, sabendo usar não há mal nenhum. Obrigado por sua participação!

      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Pingback: ()

  • Ananias Santos

    Ola Fabio, gostei das dicas das redes sociais, elas são fundamental em qualquer negocio na internet
    sem envolvimento nas redes sociais fica faltando alguma coisa, observei que você sitou varias dessas redes sociais, isso e super importante cada uma delas tem seu valor parabéns.
    Muito sucesso.

    • Olá Ananias! O mais importante que aprendi, ao longo da caminhada, é se conectar com o público através da(s) rede(s) que ele mais usa. Gratidão por sua participação! Forte abraço e sucesso a você!