7 Erros Fatais Que Fazem Você Não Ganhar Dinheiro na Internet

O termo ganhar dinheiro na Internet vem tendo muitas pesquisas nos últimos tempos.
Isso se deve, em grande parte, ao fato de a tecnologia da informação estar mais presente em nossas vidas. Se 20 anos atrás ter um computador era um luxo, hoje torna-se quase uma necessidade para as pessoas.
Acompanhando essa tendência, também cresce o número de profissionais que trabalham pela Internet, mas não são todos os que alcançam o sucesso devido a vários erros cometidos.
Será que você sabe quais são esses erros? Já cometeu algum deles? Vamos ver no artigo de hoje:
  • 7 erros que fazem perder dinheiro
  • O que fazer para ter o caminho do sucesso
nao-ganhar-dinheiro-na-internet

7 Erros Fatais Que Fazem Você Não Ganhar Dinheiro na Internet

Para que este artigo fosse escrito inspirei-me em uma palestra do Chris Allmeida intitulada “Como Perder Dinheiro na Internet”. Com base no que foi passado e nos conhecimentos que tenho de Internet marketing, decidi fazer este artigo, com o vídeo logo abaixo.

1. Divulgar Seu Negócio Mais do que Você Mesmo

É muito comum as pessoas aderirem a um negócio e falarem apenas dele, só que não percebem que isso não atrai novos clientes. O resultado, quando há, é inferior ao esperado.
Com a Internet a comunicação se dá à distância, então é fundamental que os outros o conheçam. Antes de divulgar o seu negócio, concentre-se em divulgar você mesmo. As pessoas gostam de saber quem é você, onde mora, o que faz, quais são suas preferências, suais paixões, etc.
Você mostrando quem é gerará confiança nas outras pessoas e assim fica mais fácil de estabelecer um relacionamento. Fale a verdade, grave vídeos e exponha o que você pensa, porém sempre de forma discreta e amigável.
Lembre-se das duas palavras centrais: confiança e relacionamento.
Gaste mais energia na sua divulgação pessoal e, logo em seguida, no seu negócio.

2. Patrocinar Vários Negócios ao Mesmo Tempo

Trabalhar pela Internet exige muito foco e, quanto mais negócios promovidos, mais tempo, foco e dinheiro são perdidos.
Infelizmente não é raro encontrar alguém que promove inúmeros negócios e amanhã já está promovendo outross tantos, muitas vezes em áreas diferentes com pouca ou até nenhuma relação entre si.
Para que esse erro não seja cometido é fundamental trabalhar em um único negócio, especialmente quem está no início. Se futuramente as condições permitirem, pode ser interessante expandir para outras áreas, mas eu aconselho manter a concentração em um único negócio de modo a ter melhores resultados.

3. Pensar que Ganhar Dinheiro na Internet É Fácildinheiro-na-internet

Assim como fora da Internet, negócios online exigem dedicação, estudos, conhecimentos e muito empenho. É mais simples do que um negócio tradicional, mas não é fácil.
Existem propostas por aí que dizem o contrário e quando se analisa com mais critério descobre-se que as atividades são coisas muito simples, como anunciar em sites, assistir vídeos e outros, mas para isso é preciso pagar uma taxa, normalmente alta. Isso é um forte indício de pirâmide financeira.
Lembre-se que a informação pode vir na velocidade da luz, mas os ganhos e o aprendizado não.

4. Comprar Produtos Para Ficar Rico

Há muitos golpes sendo aplicados por aí, com manchetes apelativas que vão do “ganhe não sei quantos reais por hora” até o “ganhe dinheiro sem fazer absolutamente nada”.
O simples fato de comprar algo não é nenhuma garantia de ganhar dinheiro na Internet, pois esse produto não faz nenhuma mágica. E tão ruim quanto isso são os produtos que ensinam apenas a revender o próprio produto, é dinheiro por dinheiro e isso não agrega nenhum valor ao negócio.
Se você for comprar algum produto, tenha em mente que o mais importante é o aprendizado, o valor que os conhecimentos irá agregar ao seu negócio.

5. Patrocinar Negócios Fora do Nicho de Mercado

Vamos citar um exemplo: o seu negócio é sobre saúde e de repente você quer falar sobre eletrônicos importados no mesmo espaço (um blog, por exemplo). São dois assuntos bem distintas, não concorda?
Ao escolher um negócio esteja atendo ao nicho de mercado que esteja relacionado com as suas paixões ou a sua vida. Você pode utilizar algo que faça bem e/ou sua experiência como um fator, dessa forma terá motivação para tocar o seu negócio.
Do contrário, se suas paixões não estiverem alinhadas com o propósito do seu negócio, a motivação será muito baixa. Pense muito bem nisso.

lista-planejamento6. Não Participar Ativamente nem Estar Comprometido

Você acha que um negócio na Internet é só mexer uns minutinhos e descansar o resto do dia? Se pensa assim, eu só tenho a lamentar.
É preciso fazer um bom planejamento, executar as ações, analisar o que está funcionando e o que não está, ver o que pode ser melhorado, etc. E para estar comprometido você deve pensar primeiro no seu cliente, pois muitas vezes o que você acha que é a solução para eles não é o que eles pensam que vai solucionar.
Esteja sempre presente e verá que seu negócio irá melhorar muito.

7. Não Ter Humildade

Não me refiro ao fato de ter poucos recursos, mas sim ao modo de agir, com arrogância, pensando que apenas o seu jeito de fazer as coisas está correto.
Mesmo sendo uma autoridade em determinado assunto, é fundamental sempre reconhecer os limites e buscar conhecimento com outras pessoas que atuam na mesma área, pois assim todos tendem a ganhar.
Para que isso ocorra existem vários meios: fóruns, blogs (comentários e artigos patrocinados), grupos de discussão, sites de perguntas e respostas… Sozinho você pode até alcançar sucesso, mas se você tiver parceiros irá muito mais longe. E há a possibilidade de formar novos parcerias!
Nos tempos atuais os meios de divulgação que hoje funcionam amanhã já poderão estar ultrapassados. Sempre é tempo para aprender coisas novas e agregar valor ao que já sabemos.
Pensar grande não exclui o fato de a pessoa ser humilde.

Conclusão

Não é de hoje que existem promessas de ganhos rápidos e fáceis, o que modificou foi a forma como isso se espalhou.
É preciso distinguir o que é bom do que não tem serventia nenhuma. Existem muitos profissionais que trabalham pela Internet e estão dispostos a ensinar o que sabem a outras pessoas, mas quem aprende deve ter dedicação.
Muito mais importante do que ganhar dinheiro na Internet é construir uma boa reputação, ou seja, transmitir confiança às outras pessoas, tanto sobre você quanto seu negócio. Sem uma boa reputação é impossível prosperar.
Outra coisa que devemos abandonar é o princípio de negação, ou seja, termos a ideia de que não conseguimos fazer determinada atividade. Esse princípio é péssimo, pois limita nossos pensamentos e, consequentemente, nossas atitudes. O mais indicado é pensar de forma positiva.
Espero que esses passos podem ser úteis, especialmente se você está no início.
Links úteis:
Créditos das imagens – Free Digital Photos
setas-para-baixo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

  • Juliano Abrahão

    Olá amigo,

    Que artigo incrível!!!

    Aliás, seu e-mail já foi um ótimo exemplo dos que eu tenho prazer em abrir e ler – Parabéns.

    Do artigo eu adorei o primeiro erro… vejo isso acontecendo de toneladas na internet e até mesmo com quem já tem bala na agulha.

    …Promover um sistema, um grupo, uma marca é bom… Mas se isso for sucumbir a você como profissional eu não vejo vantagem.

    Um excelente exemplo disso tudo é o próprio Rui Ludovino que tem diversas frentes de negócios mas contudo, ele consegue se promover adequadamente fazendo com que o mais importante seja querermos ficar perto dele ao invés do produto ou oportunidade.

    …Assim eu acredito que dá certo qualquer negócio, quando eu me promovo, me capacito, tenho outras competências enfim, as pessoas vão ser juntar a mim e não ao que eu promovo.

    Meu caro, sem palavras pra dizer o quão excelente seu artigo está.

    Abração!

    • Olá Juliano,
      Realmente eu vejo muitos que não têm estrutura e já começam a “atirar” para todos os lados. Já o exemplo do Rui, como você citou, é um dos melhores casos de vários negócios com uma equipe bem preparada.
      Muito obrigado por sua participação e por suas palavras, meu amigo!
      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Ótimo artigo Fabio. Realmente é difícil ganhar dinheiro na internet, mas mantendo o foco e a determinação, os resultados aparecem. Infelizmente existem vários golpes sobre dinheiro fácil, e isso acaba sujando bastante a imagem de negócios legais e sustentáveis, mas com um pouco de experiência e pesquisa, é possível separar o joio do trigo. Muito obrigado por compartilhar estas idéias! Abraço e sucesso!

    • Concordo com você, André!
      Realmente há muito golpe e, com um pouco de pesquisa, é possível saber o que funciona e o que é armadilha.
      Muito obrigado por sua participação. Grande abraço e sucesso sempre!

  • Lindemberg Souza

    Eu também já cometi muito esses erros.

    Abraços e Sucesso!

    • Olá Lindemberg,
      Também já cometi vários deles, mas o importante é não vivermos no erro, não é mesmo?
      Obrigado por sua participação! Grande abraço e sucesso sempre!

  • Edivaldo Chaves

    Grande artigo Fabio.

    Faço das palavras do Lindemberg as minhas, pois quando comecei cometi vários erros também e não foram só 7 rs.. É meio que “normal” cometermos erros quando iniciamos né? Quem dera eu ter lido este artigo lá no passado, tenho certeza que seria diferente hoje…

    Grande abraço e sucessão..
    Edivaldo Chaves

    • Olá Edivaldo,
      Verdade, no início erramos muito, mas o importante é aprendermos com eles.
      Obrigado por sua participação! Grande abraço e sucesso sempre!

  • Carlos A.Witte

    ótimas dicas colega , curti seu blogs , ta nos favoritos : )

    • Olá Carlos,
      Seja bem-vindo ao blog e muito obrigado por sua participação. 😀
      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Giovanni

    Já consegui fazer todos esses erros…;-)
    Mas fazem parte do jogo.

    Ótimas dicas Fabio.

    Abraço
    Giovanni

    • Olá Giovanni,
      Erros todos nós cometemos, devemos é aprender com eles para que o jogo continue.
      Muito obrigado por sua participação! Grande abraço e sucesso sempre!

  • Olá Fábio, seu artigo ficou fantástico.
    Todos nós cometemos algum erro quando estamos começando.
    Más acho importante passar informações como essas, para alertar
    as pessoas do que se deve e o que não deve fazer.
    Tenho certeza que essas informações irão ajudar a muita gente.

    Forte abraço e sucesso!

    • Olá Bruno,
      Sim, erros todos nós cometemos, mas não custa nada informarmos aos outros para evitarem coisas que não funcionam.
      Muito obrigado por sua participação. Grande abraço e sucesso sempre!

  • Baita artigo Fábio. Voce deu uma grande dica que é, antes de divulgar a oportunidade divulgue voce mesmo.

    • Obrigado por sua participação, Danilo!
      Fico contente que as dicas estejam ajudando outras pessoas.
      Grande abraço e sucesso sempre!

  • Gabriel

    Parabéns pelo artigo.
    Me chamou atenção a parte que você fala que devemos divulgar mais a nós mesmos e menos o nosso negócio.
    Quando entendi esse conceito meu negócio começou a crescer rapidamente.
    Abraço.

    • Também penso a mesma coisa, Gabriel. Há tantas pessoas que incorporam o nome do negócio ao nome que chega a ficar estranho.
      Que bom que as coisas estão indo bem! 😀
      Grande abraço e sucesso sempre!